PRESERVAÇÃO

Zoo de Brasília recebe cachorro-vinagre, espécie ameaçada de extinção

O animal vai dividir o recinto com o Xingu, outro macho adulto da mesma espécie

Jéssica Andrade
postado em 16/06/2022 20:20 / atualizado em 16/06/2022 20:24
 (crédito:  Welington Coelho/Zoológico de Brasília)
(crédito: Welington Coelho/Zoológico de Brasília)

Rondon. Esse é o nome do novo morador do Zoológico de Brasília, um cachorro-do-mato-vinagre de 1 ano e meio. A espécie é ameaçada de extinção e a população na natureza é menor que 10 mil indivíduos. O animal desembarcou na capital federal nesta quarta-feira (15/6) e foi acolhido pelo Zoo.

O cachorro-do-mato-vinagre foi resgatado na cidade de Rondonópolis, no estado do Mato Grosso (MT), onde era criado como animal doméstico. Após recomendação do programa de conservação da Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (Azab) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), foi encaminhado à Fundação Jardim Zoológico de Brasília (FJZB).

“Os zoológicos são centros de conservação de fauna e devem focar seu trabalho em espécies ameaçadas de extinção, seguindo sempre as recomendações dos programas nacionais e internacionais” disse Filipe Reis, diretor de Mamíferos do Zoológico de Brasília.

O animal ficará em quarentena em um ambiente fora da área de visitação para realizar exames clínicos e comportamentais. Quando estiver apto, passará por um processo de aproximação com seu novo companheiro de recinto, o Xingu, macho adulto da mesma espécie, que chegou em Brasília em 2017. Por se tratar de uma espécie de hábito gregário, ou seja, que vive em grupos, a aproximação dos dois indivíduos é essencial para o bem-estar de ambos.

Rondon foi transportado à Brasília gratuitamente, por meio do programa Avião Solidário, da Latam. O programafaz o transporte gratuito de pessoas, animais e cargas em emergências de Saúde, Meio Ambiente e Desastres Naturais. 

Veja como foi a viagem do bichinho do estado do Mato Grosso até seu novo lar, no Zoológico de Brasília. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação