posicionamento

"A violência se expressa por conta da desorganização", diz SindEnfermeiro

Em entrevista ao Correio Braziliense, o presidente do Sindicato dos Enfermeiros do DF Jorge Henrique afirma que falta acolhimento da Secretaria de Saúde com os que sofrem violência

Ana Luisa Araujo
postado em 23/06/2022 15:44 / atualizado em 23/06/2022 19:07
"A gente precisa também resguardar e proteger os servidores", diz o presidente do Sindicato dos Enfermeiros, Jorge Henrique - (crédito: Marcelo Tobias/ASCOM-SindEnfermeiro)

A respeito da agressão que a servidora Débora Evelin sofreu na Unidade Básica de Saúde 9, no P Sul, nesta quarta-feira (22/6), Jorge Henrique, presidente do Sindicato dos Enfermeiros do Distrito Federal (SindEnfermeiro-DF), afirma que falta, por parte da Secretaria de Saúde (SES-DF), fazer o acolhimento de quem sofreu a violência a fim de entender os motivos que levaram um paciente ou até mesmo um agente público a praticar violência. “É preciso que a gestão crie canais de comunicação diretos com os servidores que são violentados e sofrem agressões para que a Secretaria de Saúde identifique e tome medidas para impedir que novos casos aconteçam”, diz.

Por sua experiência — mais de 10 anos como servidor público — ele não enxerga como sendo comum que a população agrida servidores públicos. Portanto, a onda de agressões que esses agentes têm sofrido coincide, segundo suas palavras, com a pandemia. “A gente identifica que há um problema estrutural da Secretaria e que está relacionado à organização da própria rede assistencial”, analisa o presidente do SindEnfermeiro-DF. “Para o sindicato, a violência se expressa por conta da desorganização da rede assistencial da Secretaria de Saúde”, continua.

Segundo o especialista, a estratégia de saúde da família tem, cada vez mais, se responsabilizado por atender emergências e urgências, o que leva a essa superlotação. Débora Evelin, a servidora agredida, conta que eles atendem em média 700 a 800 pessoas por dia, e são responsáveis por todo o setor do P Sul.

De acordo com Jorge Henrique, é de extrema relevância que a SES-DF esteja atenta e receba a demanda do servidor, que muitas vezes fica abalado e não quer voltar para o próprio serviço com medo de ser agredido novamente, como é o caso de alguns médicos que atuaram na Unidade Básica de Saúde 9 e deixaram seus cargos ao longo dos anos. De acordo com Jorge, uma das soluções seria prestar, além desse suporte, o serviço de medicina do trabalho, bem como de psicólogos, para entender quais motivos estão levando a população a agredir servidores da Saúde.

Para ele, muitos pacientes têm encontrado, ultimamente, dificuldade em receber assistência, seja nas Unidades Básicas de Saúde, ou nas de Pronto Atendimento, e isso gera essa “fúria” da população. Há, muitas vezes, a incapacidade de ofertar serviços, exames, medicações e cirurgias.

Ele ainda diz que é preciso entender a situação, uma vez que a população “não é nossa inimiga”. “A princípio, a gente precisa também resguardar e proteger os servidores enquanto a gente faz uma discussão de planejamento estratégico, a nível de gestão e assistência para que todos esses problemas de déficit de pessoal, de falta de infraestrutura e condições de trabalho sejam resolvidos”, afirma.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação