Clima

Quinta-feira é de clima ameno e baixa umidade no Distrito Federal

Os termômetros registraram temperaturas amenas, com mínima de 13ºC e máxima podendo chegar aos 28ºC no Distrito Federal. Sem nebulosidade, o dia segue sem possibilidade de chuva

Carlos Silva*
postado em 23/06/2022 11:15 / atualizado em 23/06/2022 11:16
 (crédito: Helio Montferre/Esp. CB/D.A Press)
(crédito: Helio Montferre/Esp. CB/D.A Press)

O inverno chegou, mas o clima não deve sofrer grandes mudanças, de acordo com previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). Nesta quinta-feira (23/6), os termômetros ainda registraram temperaturas amenas, com mínima de 13ºC e máxima podendo chegar aos 28ºC no Distrito Federal. Sem nebulosidade, o dia segue sem possibilidade de chuva.

Segundo o Instituto, essas condições climáticas tendem a se manter ao longo da semana. Andrea Ramos, meteorologista do INMET, explica que isso acontece devido ao período ainda ser de transição entre o outono e o inverno. “Ainda estamos nos primeiros dias do inverno, então é normal ainda ver características climáticas bem parecidas com as do outono, como temperatura mais amena e baixa umidade”, esclarece.

Atenção ao clima seco


A baixa umidade também continua a ser fonte de preocupação. Para esta quinta-feira (23/6), a máxima ficou em 85%, registrada em Águas Emendadas, com mínima podendo ficar em torno dos 25%. Há tendência de que esses índices diminuam ao longo do inverno, tendo em vista o período de estiagem da estação. No DF, o último dia de chuva ocorreu em 17 de maio.

Cuidados


Em maio deste ano, a Defesa Civil havia divulgado uma lista de cuidados a serem tomados pela população devido à baixa na umidade. Uma das principais recomendações é manter boa hidratação. Também é importante umedecer narinas e olhos periodicamente com soro fisiológico.

Além disso, parte da população tende a sofrer mais os efeitos da baixa umidade. Por isso, é importante se atentar às condições de idosos e crianças, principalmente aqueles com doenças respiratórias. O órgão também ressalta a utilização de umidificadores, baldes ou bacias com água e afins para elevar a umidade dentro de casa. Também é importante ficar atento à previsão do tempo e possíveis alertas para baixa umidade.

*Estagiário sob a supervisão de Nahima Maciel

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação