Educação

IFB abre inscrições para qualificação profissional de mulheres

As inscrições vão até o dia 15 de julho e podem ser feitas pelo site do instituto ou presencialmente. Há 130 vagas para os cursos de Horticultura Urbana, de Operadora de Computador, de Monitora Infantil e de Desenvolvimento de Aplicativos e Sites

Correio Braziliense
postado em 27/06/2022 15:41
 (crédito: Reprodução / Governo Federal)
(crédito: Reprodução / Governo Federal)

O Instituto Federal de Brasília (IFB) Campus de São Sebastião abriu 130 vagas para quatro cursos de qualificação profissional exclusivamente para mulheres. As inscrições são on-line e vão até o dia 15 de julho, mas quem desejar poderá ir até o campus levando os documentos solicitados no edital (Confira abaixo). A formação é gratuita e os editais estão disponíveis no site do instituto.

As aulas terão início no dia 12 de setembro, segundo semestre letivo de 2022. Para os cursos de Horticultura Urbana, de Operadora de Computador e de Desenvolvimento de Aplicativos e Sites, as aulas serão presenciais. Enquanto para a formação em Monitora Infantil será na modalidade de educação a distância.

Confira os cursos

Todos os cursos terão 200h/aula. O opção de Horticultura Urbana para Mulheres terá aulas nas segundas e quartas pela manhã. Para participar, é preciso ter no mínimo 16 anos e ensino fundamental incompleto. Ao todo, são 30 vagas e a seleção será por ordem de chegada. O objetivo é formar mulheres em situação de vulnerabilidade para que tenham a oportunidade de serem incluídas social e economicamente, através da produção orgânica em hortas urbanas.

Já o curso para Monitora Infantil visa capacitar pessoas interessadas em atuar na função de monitor, além de oferecer formação adequada aos profissionais que já atuam em escolas, mas que ainda não possuem formação na área. Para participar deste curso, é preciso ter idade mínima de 18 anos e ensino fundamental completo. Estão ofertando 40 vagas e a seleção será por critérios socioeconômicos.

Uma introdução no mundo das tecnologias da informação e comunicação, além da construção de aplicativos e sites da internet, são as propostas para as jovens que procurarem pelo curso de Desenvolvimento de Aplicativos e Sites para Meninas. Para participar, é preciso estar no 9º ano do Ensino Fundamental ou no Ensino Médio de Escolas Públicas. Na área de desenvolvimento são ofertadas 30 vagas. A seleção também será por critérios socioeconômicos.

O último curso oferecido é de Operadora de Computador com 30 vagas disponíveis. Para se inscrever, é preciso ter idade mínima de 16 anos e ensino fundamental incompleto. A formação procura capacitar mulheres em situação de vulnerabilidade para que tenham a oportunidade de inclusão digital, social e econômica, promovendo o desenvolvimento de habilidade nas operações básicas do computador.

Confira os documentos necessários:

  • Documento de identificação válido e com foto (Carteira de Identidade, Carteira de Habilitação, Carteira de Registro Profissional, Carteira de Trabalho ou Passaporte);
  • Comprovante de Escolaridade de acordo com o requisito do curso;
  • CPF;
  • Comprovante de Residência com CEP ou declaração de próprio punho;
  • Comprovante de vacinação contra covid-19;
  • Para candidatas menores e idade é necessário o documento de identificação válido com foto do responsável.

Serviço:

IFB Campus São Sebastião: Área Especial 2 no bairro São Bartolomeu

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação