Covid-19

Sem filas, brasilienses acima de 35 anos recebem a quarta dose

A ampliação da faixa etária foi anunciada pelo governador do DF em uma rede social. Aplicação começou na manhã desta sexta-feira (1°/7)

Júlia Eleutério
postado em 01/07/2022 11:15
A UBS 2 da Asa Norte, localizada na 114/115, não registrou filas na manhã desta sexta-feira (1°/7). -  (crédito: Júlia Eleutério/CB/D.A Press)
A UBS 2 da Asa Norte, localizada na 114/115, não registrou filas na manhã desta sexta-feira (1°/7). - (crédito: Júlia Eleutério/CB/D.A Press)

Sem filas, os brasilienses acima de 35 anos podem tomar a segunda dose de reforço contra a covid-19 a partir desta sexta-feira (1º/7). O anúncio da aplicação da 4ª dose do imunizante ampliando a faixa etária foi feito pelo governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), na noite desta quinta-feira (30/6). Os locais de vacinação são divulgados, diariamente, no site da Secretaria de Saúde.

A reportagem do Correio foi até as unidades básicas de saúde (UBS) 1 da Asa Sul e 2 da Asa Norte. Ambas não tinham filas e estavam com atendimento rápido para quem fosse vacinar contra a covid-19 e também contra a influenza.

Sem pensar duas vezes, a servidora pública Letícia Martins, 35 anos, correu para tomar o imunizante assim que soube do início da aplicação da 4ª dose. "Antes de ir para o trabalho já vim aqui tomar", conta a moradora do Noroeste. "Foi super rápido", comenta sobre a fila na UBS 2 da Asa Norte.

A servidora garante que se houver mais doses irá tomar com certeza. "Eu acho que as pessoas deveriam vir tomar, porque eu estou querendo a quinta já se me deixaram tomar", destaca Letícia. Ela conta que viu em uma mensagem enviada por amigos, nas redes sociais, a publicação do governador anunciando a ampliação.

A pasta destaca que a aplicação da 4ª dose é para quem já tomou o reforço há pelo menos quatro meses. Além disso, é possível que maiores de 18 anos escolham o fabricante da vacina a ser aplicada. As opções são Pfizer, AstraZeneca ou Janssen.

No entanto, para gestantes, puérperas e imunossuprimidos, a dose de reforço é a vacina da Pfizer. A pasta da Saúde acrescenta que pessoas acima dos 50 anos não devem receber a CoronaVac para o reforço.

Já os adolescentes de 12 a 17 anos, que podem tomar a 3ª dose de reforço, só é possível escolher entre Pfizer e CoronaVac. Pessoas que tomaram a primeira dose da vacina sendo da Janssen também podem procurar os pontos de vacinação para a aplicação do reforço.

Para quem for aos pontos de imunização, vale ressaltar que a maioria atende das 8h às 17h. No entanto, há vacinação noturna para adultos em 17 postos de saúde espalhados por diversas regiões da capital.

Confira onde se vacinar contra a covid-19 nesta sexta-feira (1°/7).

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação