obituário /

Cultura do DF perde Euler Vidigal

O médico ortopedista, um dos fundadores do Clube da Bossa Nova, tinha 89 anos e foi vítima de infarto

Victor Correia
postado em 02/07/2022 22:11
Euler chegou a Brasília em 1966: medicina e música como paixões -  (crédito: Arquivo Pessoal)
Euler chegou a Brasília em 1966: medicina e música como paixões - (crédito: Arquivo Pessoal)

Brasília perdeu um grande médico, um grande músico e um grande amigo. O ortopedista e um dos fundadores do Clube da Bossa Nova Euler Costa Vidigal morreu na tarde desse sábado (2/7), aos 89 anos, após um infarto fulminante. Apesar da profissão exigente, Euler dedicou todo o tempo que tinha livre à música, compondo e tocando violão como um virtuoso. Para os colegas de Bossa Nova, ele sempre será lembrado não só pela música, mas pela sensibilidade e pela amizade.

Euler nasceu em Caxias, no Maranhão, em 10 de outubro de 1933. Chegou a Brasília em 1966 e conheceu outro músico que o acompanharia na fundação do Clube da Bossa Nova: Alcione Luz. "Nós fomos tocando, fazendo as reuniões. Como médico ortopedista, era muito bom. E adorava música. No tempo que sobrava, ele sempre recorria à música", lembra Alcione.

O Clube da Bossa Nova existe há 21 anos e foi idealizado por Dickran Berberian, que reuniu o grupo original e presidiu o clube durante algumas de suas gestões. Segundo ele, Euler entrou para o grupo por suas qualidades, mas tinha um defeito: "a ausência de defeitos", brinca o músico. "Era uma pessoa muito sensível, e também gostava de prestigiar, difundir músicas de alta qualidade", completa.

Na medicina, Euler fez pós-graduação em Ortopedia na Universidade de São Paulo (USP) e na Universidade de Bristol, na Inglaterra. Ele era um dos sócios da clínica Clinor, em Brasília. "Vá em paz, meu amigo. Quem lucrou com a sua morte foi o céu. E nós aqui da terra ficamos sem a participação que será lembrada pela qualidade, pela amizade e pela intenção", homenageia Dickran.

O corpo de Euler Vidigal será enterrado no cemitério Campo da Boa Esperança. Ainda não há informações sobre o velório e o sepultamento.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação