Roberto Menescal volta a Brasília com show 500 do Clube da Bossa

O compositor Roberto Menescal é a atração especial do show de número 500, neste sábado (11/6), no Clube da Bossa, entidade brasiliense que cultiva esse gênero musical

Irlam Rocha Lima
postado em 10/06/2022 06:00 / atualizado em 10/06/2022 10:24
Menescal:
Menescal: "Brasília é um refúgio" - (crédito: ®Washington_Possato)

Roberto Menescal era um jovem de 19 anos quando, durante passeio de barco pelo Oceano Atlântico, ao se aproximar de Cabo Frio, cidade do litoral fluminense, veio a inspiração para compor um tema musical, que dias depois receberia letra do amigo e jornalista Ronaldo Bôscoli. Com o título de O barquinho, a canção tornou-se clássico ao ser gravada por João Gilberto no LP Chega de saudade — marco  da Bossa Nova.

Com 60 anos de carreira, o compositor, violonista e produtor capixaba — radicado no Rio de Janeiro desde a adolescência — mantém-se em plena atividade. No último fim de semana participou de um festival de jazz em Ilhabela, no litoral paulista. Neste sábado, de volta a Brasília, será a atração principal do show de número 500 do Clube da Bossa, no Teatro Sílvio Barbato do Sesc, no Setor Comercial Sul.

Iniciativa do engenheiro e professor universitário Dikran Berberian, o Clube da Bossa foi criado no final em 2006. A inauguração ocorreu em 16 de dezembro daquele ano com um show memorável do grupo Os Cariocas. "Ao criar o Clube da Bossa, tivemos como objetivo divulgar e difundir o que o Brasil faz melhor musicalmente que é a bossa nova. Pela sua construção harmônica, pelo lirismo das letras, esse estilo musical conquistou o mundo. Em Brasília, buscamos levar ao público a autêntica cultura brasileira", ressalta Berberian. "Chegamos ao 500º evento, a grande maioria gratuito. Trouxemos para esta celebração o grande Roberto Menescal, um ícone da Bossa Nova e amigo da nossa instituição", acrescenta.

Durante 12 anos o Clube da Bossa manteve atividade regular, com apresentações de artistas locais e convidados de outras cidades brasileiras, entre os quais Carlos Lyra, Marcos Valle, Wanda Sá, Leny Andrade, Zé Luiz Mazziotti, Jaques Morelembaum, Cristovão Bastos, Nelson Faria, Cris Fellano e Carol Saboya, além, é claro, Roberto Menescal.

Há três anos, com o corte do apoio financeiro que recebia do Sesc-DF, o clube passou a se manter apenas com a contribuição voluntária dos associados, passando a realizar eventos itinerantes, em parceria com a Abac e o Carpe Diem Jardim do Centro Cultural Banco do Brasil. Durante a pandemia, a instituição desenvolveu uma programação on-line, com a postagem semanal de vídeos dos shows já realizados e lives de artistas brasileiros.

Na celebração do 500º show, além de Menescal haverá a apresentação das cantoras Ana Reis, Célia Rabello, Liz Rosa e Márcia Tauil. Nos acompanhamentos estarão o violonista Marcus Moraes e o contrabaixista Oswaldo Amorim. Do repertório farão parte canções que o compositor fez com Ronaldo Bôscoli, Chico Buarque, Paulo César Pinheiro, Jotabê e Reginaldo Mil, entre as quais, obviamente, o clássico O barquinho.

Clube da Bossa — Show Nº 500

Apresentação de Roberto Menescal e das cantoras Ana Reis, Célia Rabello, Liz Rosa e Márcia Tauil, neste sábado (11/6), às 11h30, no Teatro Sílvio Barbato do Sesc, no Edifício Eurico Dutra, Setor Comercial Sul. Ingressos: R$ 40 e R$ 20 (para sócios). Os ingressos devem ser retirados com duas horas de antecedência.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação