Cultura

'Organiza C' abre inscrições para agentes coletivos de cultura do DF

Curso online financiado pelo Fundo de Apoio à Cultura do DF visa capacitar gratuitamente organizações de cultura da cidade

Correio Braziliense
postado em 05/07/2022 18:02
 (crédito:  Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)
(crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)

O Organiza C, curso voltado à capacitação de profissionais que atuam em coletivos de cultura do Distrito Federal, abre inscrições nesta quinta-feira (7/7), pela internet. A proposta do projeto, contemplado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura, é abordar os principais desafios enfrentados no cotidiano das organizações, que, ao contrário de agentes individuais, têm funcionamento contínuo e uma série de especificidades administrativas.

O curso será realizado em modalidade remota e é gratuito. Para participar, é necessário ser maior de 16 anos, residir no DF e fazer parte ou pretender atuar como agente de cultura em algum tipo de coletivo, seja ele uma organização da sociedade civil (OSC), organização comunitária, cooperativa, grupo informal ou de pessoas físicas, micro ou pequena empresa, além de espaços culturais e artísticos.

As aulas, que começam em 19 de agosto, acontecem tanto ao vivo quanto de forma assíncrona, e serão todas disponibilizadas em plataforma própria do projeto. Divididas em quatro módulos, elas abordarão temas como os sistemas de Cultura nacional e distrital, planejamento e sustentabilidade das organizações, fontes de financiamento e recursos, clusters criativos e arranjos produtivos, além de soluções digitais para a crise do setor, gerada pela pandemia da Covid-19.

Os alunos terão quatro meses para acessar os conteúdos, que somam uma carga horária de 21 horas, podendo interagir com os professores durante as lives e workshops. As atividades ao vivo serão abertas também ao público geral, sendo disponibilizadas no canal do YouTube do curso, e contarão com interpretação em Libras como recurso de acessibilidade.

Participam como professores e palestrantes profissionais de todo o Brasil, especialistas nas áreas de gestão, captação de recursos, tecnologia e inovação, além de políticas culturais. “O Organiza C pretende preencher uma lacuna na produção de conhecimentos voltados à sustentabilidade de organizações culturais. Para além da execução de projetos, que têm início, meio e fim, de que forma elas podem sustentar sua atuação contínua no território, com eficiência e eficácia? São perguntas como essa que o curso visa responder”, explica Grisel Crispi, especialista em políticas públicas e coordenadora pedagógica do projeto.

Panorama da cultura

Além do curso, o projeto prevê a realização de um Diagnóstico Rápido Participativo (DRP) com os alunos, metodologia que produz avaliações da realidade de um setor ou território a partir da colaboração de seus integrantes. Escolhidos por amostragem, alguns agentes culturais serão convidados a responder a pesquisas e participar de workshops de registro e análise sobre suas organizações. A partir dos dados fornecidos, o projeto produzirá um relatório sobre a situação atual do setor cultural do DF, levando em conta aspectos organizacionais, financeiros e sócio-culturais.

O documento será disponibilizado tanto aos participantes quanto à Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e poderá servir como instrumento para formulação de indicadores para políticas públicas, para resolução dos problemas encontrados nas organizações durante o processo da pesquisa e para o fortalecimento das relações em rede entre atores culturais na região.

O cronograma do curso, ementa, currículos dos professores e outras informações podem ser conferidos nos perfis do projeto nas redes sociais.  O formulário de inscrição ficará disponível aqui.

Serviço

Curso Organiza C
Período de inscrições: 7/7 a 18/8/2022
Realização do curso: 19/8 a 11/12/2022
https://linktr.ee/organizac

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • 'Organiza C' abre inscrições para agentes coletivos de cultura do DF
    'Organiza C' abre inscrições para agentes coletivos de cultura do DF Foto: Reprodução/Instagram
  • Portal de entrada da feira, feito pelo homenageado, o ilustrador Roger Mello
    Portal de entrada da feira, feito pelo homenageado, o ilustrador Roger Mello Foto: PC Cavera
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação