Curso que é referência mundial na área da meditação chega a Brasilia

De julho a setembro, a Sociedade Vipassana promove a 38ª edição do curso Mindfulness Based Stress Reduction (MBSR). Intuito é ensinar diferentes técnicas de meditação e movimentos corporais

Isabela Berrogain
postado em 07/07/2022 06:00
O programa ajuda a conhecer melhor a mente e a identificar situações de estresse -  (crédito: Aline Henning)
O programa ajuda a conhecer melhor a mente e a identificar situações de estresse - (crédito: Aline Henning)

"A prática da meditação pode até parecer moda, mas, na verdade, é uma necessidade da sociedade moderna", afirma a psicóloga Carla Fragomeni. É com esse princípio que a Sociedade Vipassana de Meditação oferece a 38ª edição do curso Mindfulness Based Stress Reduction (MBSR), ou Programa de Redução do Estresse, referência mundial na área da meditação, que tem como objetivo incentivar e desenvolver técnicas para o controle do estresse. O curso, que será realizado até setembro, terá início em 15 de julho, com uma aula introdutória e gratuita, a partir das 19h. A abertura poderá ser acompanhada presencialmente, na Sociedade Vipassana de Meditação, ou on-line, por meio da plataforma Zoom.

"O MBSR não é apenas um curso de meditação, é um programa que envolve elementos da psicologia e da neurociência, com as práticas contemplativas", explica Carla, que também é instrutora do curso. "Por isso, o MBSR tem um alcance e um poder maior de transformação e evolução da pessoa como um todo, incluindo a melhora de sintomas físicos relacionados ao estresse e doenças psicossomáticas, como gastrite, hipertensão e demais doenças que são influenciadas pelo emocional", afirma. Atualmente, o MBSR é o principal programa utilizado pela psicologia e pela neurociência para lidar com o estresse de curto e longo prazo.

Na aula inaugural, Régis Guimarães, presidente e fundador da Sociedade Vipassana de Meditação, irá oferecer aos participantes um panorama acerca do que é a plena atenção, dados estatísticos e detalhes do funcionamento do programa. "Recentemente, a meditação vem sendo recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), porque estamos vivenciando uma situação em que a saúde mental no mundo moderno está muito comprometida devido ao excesso de informação, e isso foi ainda mais agravado pela covid-19", argumenta o fundador. "Nesse momento em que vivenciamos tantas dificuldades, torna-se salutar pararmos um tempo em nossos dias para tomarmos consciência do aqui e do agora, para respirarmos com mais presença, para acalmarmos o nosso corpo e a nossa mente agitada", complementa Neiva Fernandes, psicanalista e instrutora do MBSR.

Ao longo de oito encontros semanais, o MBSR tem como intuito ensinar aos participantes diferentes técnicas de meditação e movimentos corporais. Além das práticas convencionais, os alunos participarão de atividades de yoga e alongamento, momentos de interação com os colegas e apresentações de teorias e estudos científicos que facilitarão a compreensão acerca da meditação e do estresse. Com aulas de 3h de duração, o curso oferece turmas às terças-feiras, quintas e aos sábados.

Após o fim dos encontros, os participantes são convidados a passar um dia em um retiro silencioso para praticar os ensinamentos adquiridos. "É um retiro de meditação em silêncio, então vamos entrar em contato com o silêncio para facilitar a auto percepção. É a oportunidade que os alunos têm de desligar o celular, desconectar um pouco do mundo externo e se preocupar apenas em se cuidar, se observar, se investigar", opina Marcus Santos, instrutor do MBSR.

  • O programa ajuda a conhecer melhor a mente e a identificar situações de estresse Aline Henning
  • Regis Guimarães, presidente e fundador da Sociedade Vipassana de Meditação Fotos: Aline Henning

Por meio de uma metodologia simples e prática e trabalhando a meditação de plena atenção desde o primeiro encontro, o curso é recomendado para todos os públicos, inclusive aos que nunca meditaram. "O programa parte sempre da primeira meditação na respiração, como se todos estivessem fazendo a prática pela primeira vez. Os mais adiantados não são prejudicados com esta didática, porque o que importa é estar aberto e meditando sempre que possível", justifica Neiva Fernandes.

Atravessando os vários entendimentos sobre o estresse e elaborando emoções, sensações e eventos mentais, o curso cria condições para a tomada de consciência e responsabilidade sobre os próprios processos de redução do estresse. "O estresse não vai sair de nossos dias, porém precisamos aprender a lidar com ele. É nesta prerrogativa que o programa se baseia", aponta a psicanalista.

"O MBSR tem proporcionado grandes transformações na vida das pessoas de diferentes formas, de acordo com cada necessidade", conta Carla. "Quando praticamos a meditação, passamos a olhar a vida com muito mais abertura e consciência. Esse benefício é sentido logo nas primeiras semanas do programa, a maioria absoluta dos alunos relatam seus ganhos desde muito cedo no curso", alega Neiva.

"A maioria dos nossos participantes vêm por indicação de psicólogos, médicos e psiquiatras, então nós já sabemos que boa parte dos sintomas psicológicos e físicos tem fundo emocional", compartilha Souza. "O programa, aliado à terapia e ao processo psicoterapêutico convencional, pode amplificar os resultados das pessoas em busca do autoconhecimento. É muito importante ressaltar que, nos tempos de hoje, é essencial fazermos terapia para que possamos conhecer nossa mente e o motivo de termos alguns sintomas psicológicos e físicos. A meditação e o MBSR são como um complemento desse processo de autoconhecimento", defende.

Meditação para todos

Além do MBSR, a Sociedade Vipassana oferece, desde 2008, diversos cursos de meditação em Brasília. "Nós somos uma entidade sem fins lucrativos que tem como objetivo ensinar a meditação e a prática da meditação", define Régis Guimarães. A organização, não religiosa e não sectária, é dedicada à prática e aos ensinamentos da meditação Vipassana, também conhecida como meditação da plena atenção ou mindfulness.

Esta técnica de meditação permite uma melhor percepção da realidade e causa melhora expressiva da concentração, atenção, memória e organização mental, assim como a diminuição da percepção de fadiga, fatores que atuam diretamente no desempenho profissional. Entre os principais serviços ofertados pela Sociedade Vipassana, encontram-se os programas de meditação para iniciantes, meditação em grupo e retiros voltados para os já familiarizados com a prática, além de conteúdos on-line, como vídeos e podcasts.

Na rede pública de ensino do Distrito Federal, o método de Plena Atenção na Escola (PAE), ofertado pela organização desde 2016, tem se destacado. O PAE trata-se de um programa laico e baseado em evidências científicas de ensino da prática de plena atenção como ferramenta para o bem-estar dos educadores e alunos na sala de aula. Para a aplicação do método, os educadores recebem suporte para integrar a prática no dia-a-dia, além de um treinamento para aplicar a técnica com os alunos. Atualmente, cerca de 55 colégios da rede pública do DF contam com professores treinados para executar o PAE.

Para os interessados, a Sociedade Vipassana oferece um manual próprio com o objetivo de orientar educadores na condução do método. O treinamento dura quatro meses on-line e contempla atividades de apoio à prática e um roteiro de planejamento da aplicação do PAE. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação