Tursimo

Aeroporto de Brasília espera fluxo de passageiros 20% maior no inverno

São esperados mais de 9 mil pousos e decolagens no período de inverno. Para atender a esta demanda, foram incluídos 87 voos extras na rota da capital federal

Correio Braziliense
postado em 07/07/2022 09:22
 (crédito:  Ed Alves/CB)
(crédito: Ed Alves/CB)

O Aeroporto Internacional de Brasília espera um fluxo grande de pessoas para as férias de inverno de 2022, após dois anos de pandemia. A estimativa é que o movimento deste mês seja 20% superior ao de julho de 2021. A Inframerica, concessionária que administra o terminal aéreo brasiliense, aguarda a circulação pelos terminais de um pouco mais de 1 milhão de passageiros durante toda a temporada.

Para essa época de inverno, são esperados mais de 9 mil pousos e decolagens. Além disso, para atender a esta demanda, foram incluídos 87 voos extras na rota da capital federal. Segundo a Inframerica, o mês de julho é um dos períodos mais movimentados no aeroporto. E, os horários de maior concentração de pessoas são de manhã, entre 7h e 10h, e à noite, das 18h às 22h.

Nesta alta temporada, o aeroporto contará com 43 destinos brasileiros. Conhecido por ser um centro importante de conexão e auxiliar na interligação das capitais e interior, cerca de 40% dos passageiros vão ao terminal de Brasília para viajar até as diversas regiões do país.

Segundo a Inframerica, os dias mais movimentados no período serão nas datas de 8, 15, 21 e 22, com uma perspectiva de fluxo de 39 mil pessoas. Os voos nacionais mais procurados saindo da capital são para São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife, Fortaleza e Salvador.

Viagem Internacional

As companhias aéreas retomaram as operações internacionais. De acordo com a Inframerica, fatores como a abertura das fronteiras, o avanço da vacinação e a flexibilização das medidas sanitárias possibilitaram a retomada. Atualmente, o Aeroporto de Brasília atende seis destinos diretos no exterior, são eles: Miami, Orlando, Lisboa, Panamá, Cancun e Buenos Aires.

A expectativa é que, com essas rotas diretas para o exterior, o movimento na área internacional do aeroporto aumente. A previsão é que 24 mil pessoas viajem para fora do Brasil para aproveitar o verão do hemisfério Norte ou o frio dos países da região Sul. A movimentação aérea internacional prevê 309 pousos e decolagens no aeroporto. O movimento total entre embarques e desembarques internacionais na capital federal deverá ser de aproximadamente 46 mil passageiros.

Dicas de viagem no período:

  • Chegar no aeroporto com 2h de antecedência para voos domésticos e 2h30 para voos internacionais
  • O uso de máscaras em salas de embarque e nas aeronaves segue obrigatório
  • Para agilizar o processo na fila de raio-x, o passageiro deve retirar todos os objetos metálicos que estiver carregando
  • Notebooks também devem ser retirados de malas e mochilas e depositados nas caixas plásticas para inspeção
  • Alguns itens são proibidos na bagagem de mão, como objetos cortantes ou perfurantes
  • Conferir a quantidade, o volume e o peso das bagagens de mão
  • Os horários de pousos e decolagens podem ser acompanhados pelos monitores espalhados pelo terminal, pelo site ou pelo aplicativo do Aeroporto
  • Para viagem internacional, fique atento à validade do seu passaporte e aos vistos, além das regras de acesso por conta da covid-19
  • Não esquecer do documento com foto para o embarque
  • Fique atento à documentação e à autorização para viajar com menores de 16 anos.

Com informações do Aeroporto de Brasília

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação