Saúde pública

Varíola dos macacos: GDF confirma mais dois casos e transmissão comunitária

Mais dois casos da doença foram confirmados na noite desta segunda-feira (18/7), pela Secretaria de Saúde. Ao todo, 12 pacientes pegaram a varíola do macaco até o momento

Rafaela Martins
postado em 18/07/2022 20:51 / atualizado em 18/07/2022 20:52
Já são 12 casos de varíola dos macacos confirmados no DF -  (crédito: iStock)
Já são 12 casos de varíola dos macacos confirmados no DF - (crédito: iStock)

Mais dois diagnósticos positivos para a Monkeypox, mais conhecida como a varíola dos macacos, foram confirmados no Distrito Federal na noite desta segunda-feira (18/7). De acordo com a Secretaria de Saúde (SES-DF) os casos positivos foram detectados por exames laboratoriais da rede particular.

Por isso, as duas amostras serão encaminhadas para validação junto ao laboratório de referência nacional do Ministério da Saúde. A pasta responsável concluiu que há transmissão comunitária no Distrito Federal, pois os pacientes são de Águas Claras, Ceilândia, Itapoã, Plano Piloto, Park Way, São Sebastião, Vicente Pires e Riacho Fundo II.

Assim, somando os casos confirmados pelo laboratório de referência nacional (5), os casos confirmados por laboratórios privados (6) e o caso identificado por meio de busca de contatos (1), o DF possui, ao todo, 12 casos da Monkeypox.

Até o momento existem 14 casos suspeitos em investigação. Além destes dois casos, a Secretaria também registrou mais um diagnóstico provável da varíola, de um paciente identificado por meio de busca de contatos, que não possui mais lesões viáveis para confirmação laboratorial.

Outros casos

Mais cinco casos positivos para a varíola dos macacos foram confirmados no Distrito Federal na noite de sexta-feira (15/7). De acordo com SES-DF, quatro dos cinco diagnósticos foram comprovados pelo Ministério da Saúde.

Isso porque quatro casos suspeitos foram analisados por um laboratório da rede particular do Distrito Federal e somente um foi testado no laboratório de referência nacional. Os quatro resultados da rede particular foram encaminhados para validação junto ao laboratório de referência nacional do Ministério da Saúde. 

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação