Seca

Brasília chega a 93 dias sem chuva com alerta de queimadas

Com tempo seco e baixa umidade do ar, aumentam as chances de propagação de fogo nas matas e áreas de preservação. Defesa Civil dá dicas para a população enfrentar o período

Edis Henrique Peres
postado em 08/08/2022 05:39 / atualizado em 08/08/2022 06:00
 (crédito: CBMDF/Divulgação)
(crédito: CBMDF/Divulgação)

A capital do país continua a enfrentar, hoje, o predomínio da massa de ar seco, com baixa umidade e temperaturas elevadas. A expectativa é que nesta segunda a umidade relativa do ar alcance a máxima de 70% e a mínima de 15%. Ontem, no Gama, os termômetros chegaram a marcar 14% de umidade no período da tarde, com temperaturas de 32,9ºC. As estimativas são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Naiane Araújo, meteorologista do Inmet, destaca que nesta segunda-feira a temperatura deve ficar na casa dos 30ºC ao longo da tarde, com mínima em torno de 14ºC na parte da manhã. "Teremos uma mudança, em relação ao predomínio da massa de ar seco, só no meio da semana. Na terça-feira será possível perceber um aumento de nuvens e, na quarta, tem a possibilidade de chuvas. Mas, hoje, o céu continua com baixa nebulosidade", afirma.

Naiane avalia que o tempo seco é um risco em relação às queimadas. "Completamos 93 dias sem chuvas e o solo muito seco e a baixa umidade facilita a propagação das chamas. Por isso que as pessoas devem evitar limpar o quintal ateando fogo, ou jogar bituca de cigarro, porque qualquer fagulha pode iniciar um incêndio", alerta.

A população também deve evitar se expor nas horas mais quentes do dia, entre 10h e 16h (leia dicas).

Fogo atinge Flona

A equipe do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) atuou, na manhã de ontem, no combate ao incêndio que atingiu a Floresta Nacional às margens da DF 001. Os bombeiros avaliam que a área atingida foi de 1.250m². No sábado, a equipe também combateu um incêndio próximo do mesmo local, que atingiu 101.300m² da Floresta Nacional.

Segundo o relato dos bombeiros, o incêndio produziu muita fumaça e dificultou o trânsito na DF-001, mas nenhum acidente foi registrado. O CBMDF atendeu a ocorrência às 6h38, com 3 viaturas e 15 bombeiros militares, além do auxílio de 15 brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • Bombeiros atuam em incêndio na Floresta Nacional: ameaça aos recursos hídricos
    Bombeiros atuam em incêndio na Floresta Nacional: ameaça aos recursos hídricos Foto: CBMDF/Divulgação
  • Imagem árida da Esplanada dos Ministérios, no final da tarde
    Imagem árida da Esplanada dos Ministérios, no final da tarde Foto: Ed Alves/CB/D.A Press

Para saber mais

Veja dicas para diminuir os efeitos do calor e da seca

» Procure manter o corpo sempre bem hidratado. Portanto, beba bastante água, mesmo sem sentir sede. Na hora do lanche ou da sobremesa, dê preferência a frutas ricas em líquidos, como melancia, melão e laranja, por exemplo. Em especial, fique atento à hidratação das crianças, idosos e dos doentes;

» Aplique soro fisiológico no nariz e nos olhos para evitar o ressecamento;

» Evite a prática de exercícios físicos ao ar livre entre 10h e 17h;

» Use produtos para hidratar a pele do rosto e do corpo, pelo menos depois do banho e na hora de deitar;

» Coloque chapéus e óculos escuros para se proteger do sol;

» Aproveite o vapor produzido pela água durante o banho para lubrificar as narinas;

» Coloque toalhas molhadas, recipientes com água ou vaporizadores nos quartos de dormir;

» Evite aglomerações e a permanência prolongada em ambientes fechados ou com ar condicionado, pois o ressecamento das mucosas aumenta o risco de infecções das vias aéreas;

» Mantenha a casa sempre limpa e arejada. O tempo seco aumenta a concentração de ácaros, fungos e da poeira em móveis cortinas e carpetes;

» Procure não usar vassouras que levantam o pó por onde passam. Dê preferência para aspiradores ou panos úmidos;

» Ligue ventiladores de teto no modo "exaustor", com ar direcionado para cima. Ligados para baixo, no modo "ventilação", levantam a poeira que se mistura no ar;

» Não queime lixo nem provoque queimadas por descuido ou desatenção.

Fonte: Defesa Civil

Mulher queima 35% ao abastecer recipiente com álcool

A vítima foi levada ao Hospital Regional da Asa Norte (Hran), referência no tratamento de queimaduras.

Uma moradora do Itapoã teve 35% do corpo queimado após tentar abastecer um recipiente com álcool. O incidente aconteceu na noite de sábado, na QL 6. A mulher foi levada para o Hospital Regional da Asa Norte (Hran), referência no tratamento de queimaduras. Aos bombeiros, ela relatou que se queimou ao tentar encher o reservatório de combustível do Rechaud com álcool. O Rechaud é a estrutura usada para manter os alimentos aquecidos enquanto são servidos em restaurantes.

No entanto, a mulher não percebeu que a chama estava acesa, o causou a explosão do recipiente e levou às queimaduras pelo corpo. Ao chegar ao local, o CBMDF encontrou a vítima com queimaduras de 1º e 2º grau. No entanto, ela estava consciente e orientada.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação