Previsão

Inmet alerta para queda de 5°C na temperatura; chuvas seguem até sexta

Temperatura cairá 5°C a partir desta quinta-feira (11/8). Nessa quarta-feira (10/8), choveu em algumas áreas isoladas e deve seguir até sexta-feira (12/8)

Isac Mascarenhas*
postado em 11/08/2022 06:00
Brasília estava há 94 dias sem chuvas. Precipitações devem seguir até amanhã. Um refresco em meio à seca -  (crédito: Minervino Junior/CB/D.A Press)
Brasília estava há 94 dias sem chuvas. Precipitações devem seguir até amanhã. Um refresco em meio à seca - (crédito: Minervino Junior/CB/D.A Press)

Depois de 94 dias de seca, os brasilienses sentiram um pequeno alívio ontem. O Distrito Federal teve um dia com chuvas em pontos isolados de Planaltina, Recanto das Emas, Plano Piloto e Octogonal. Devido uma frente fria, a temperatura cairá 5°C, o que levou o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) a emitir um alerta de perigo.

Para hoje, a previsão é de que a mínima caia para 11°C. Amanhã, pode atingir 10º graus. Ontem, a mínima registrada foi de 17°C. A máxima para os próximos dias ficarão entre 27°C e 28°C. De acordo com o Inmet, essa variação abrupta de temperatura pode causar choque térmico no corpo e provocar ataques alérgicos. O instituto destaca que a chuva apareceu mais cedo nesta época do ano. Em 2021, a primeira precipitação de agosto foi no dia 31.

Acostumado com a seca de Brasília, Giovane de Souza Martins, 58 anos, comemorou o começo das precipitações. "Não sou muito fã do calor. Geralmente a chuva também traz frio, aí eu posso trabalhar mais à vontade. Nos últimos dias estava muito quente, terrível", conta o bombeiro civil.

*Estagiário sob a supervisão de Guilherme Marinho

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação