Previsão do tempo

Frio em agosto surpreende brasilienses. No Gama, mínima registrada foi 8,1ºC

Baixas temperaturas são consequência de uma frente fria que passou pela região central do país. Temperaturas voltam a subir, gradualmente, nos próximos dias

Edis Henrique Peres
postado em 11/08/2022 11:57 / atualizado em 11/08/2022 11:58
 (crédito: Ed Alves/CB/DA Press)
(crédito: Ed Alves/CB/DA Press)

A brusca queda de temperatura nesta quinta-feira (11/8) surpreendeu muitos brasilienses acostumados com o calor de agosto. De cachecol, blusas de frio e toucas, os trabalhadores precisaram garantir o agasalho para lidar com a surpresa dos ventos frios. No Gama, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) chegou a registrar 8,1ºC pela manhã, enquanto no Sudoeste os termômetros marcaram 10ºC.

Mesmo com a chegada da tarde, o aumento das temperaturas é tímido. “A máxima deve chegar a 25ºC”, pontua a meteorologista do Inmet, Naiane Araújo. A especialista explica que a queda de temperatura em meados de agosto foi causada por uma frente fria que passou pela região central do país. “Depois da passagem de uma frente fria, vem uma massa de ar frio que a acompanha. Isso fez com que caísse as temperaturas”, afirma.

Nesta quinta-feira (11/8), a umidade relativa do ar registrada foi de 80%, com mínima prevista em 30%. Apesar disso, o frio não se mantém por muito tempo. “Ao longo dos próximos dias teremos um aumento gradativo das temperaturas, será gradual. Amanhã ainda teremos um certo frio, mas hoje era o que estava previsto para ter uma queda mais acentuada”, diz Naiane.

A moradora de Águas Claras Néy Fernandes, 58 anos, teve que lidar com os ventos gelados ao sair de casa para uma consulta médica pela manhã. “Eu peguei um agasalho mais fino, porque pensei que logo esquentaria, como todo dia. Mas eu passei muito frio”, confessa. Néy opina que o melhor período é o de temperaturas amenas. “Para mim, o bom é quando não está nem muito frio, nem muito calor, quando a temperatura está agradável. Frio desse jeito, não é bom”, defende.

Néy Fernandes teve que enfrentar o frio cedo ao sair de casa para uma consulta médica
Néy Fernandes teve que enfrentar o frio cedo ao sair de casa para uma consulta médica (foto: Ed Alves/CB/DA Press)

As amigas Caroline Medeiros, 32 anos, e Flávia Ferreira, 33 anos, se surpreenderam com o frio do centro da capital do país. Vindas de Planaltina de Goiás, as duas contaram que a cidade estava com um vento gelado, mas menos frio que o DF. “Foi inesperado esse frio, até porque estava muito quente esses dias, e agosto é sempre muito frio e muita poeira”, acrescenta Caroline.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação