Meio ambiente

Mico-estrela é resgatado pela polícia em farmácia da Asa Sul; veja vídeo

Policiais militares resgataram um macaco que estava no interior de uma farmácia neste sábado (13/8). O mico é da espécie sagui-de-tufos-pretos e foi devolvido ao habitat natural

Pedro Marra
postado em 13/08/2022 21:35 / atualizado em 13/08/2022 23:45
Militares da Polícia Ambiental do DF resgatam mico dentro de farmácia na quadra 309 da Asa Sul -  (crédito: PMDF/Divulgação)
Militares da Polícia Ambiental do DF resgatam mico dentro de farmácia na quadra 309 da Asa Sul - (crédito: PMDF/Divulgação)

Um macaco foi resgatado de dentro de uma farmácia da Asa Sul pelo Batalhão de Polícia Militar Ambiental  do Distrito Federal (BPMA), na tarde deste sábado (13/8), após entrar no estabelecimento. Um funcionário discou para o telefone 190 para informar que um mico andava pelo corredor da loja. Confira abaixo o vídeo do momento em que os militares colocam o animal com rede em uma caixa.

Segundo o cabo Ronie Sousa, que atuou na ocorrência, o animal é da espécie sagui-de-tufos-pretos. Ele foi deixado de volta ao habit natural na Reserva Ecológica do Zoológico de Brasília. "A partir do momento em que o primeiro funcionário da farmácia avistou o animal, manteve uma distância segura e chamou a gente", relata o militar.

Ronie explica que é comum atuar em ocorrências com resgate de animais diariamente de outros animais, como serpentes, que adentram o perímetro urbano e a casa das pessoas. "Para isso, a gente tem os equipamentos para fazer a contenção, como rede, pinça e conseguimos fazer o isolamento do animal e o resgate em segurança da espécie", afirma. 

  • Mico-estrela é visto em corredor de farmácia da Asa Sul PMDF/Divulgação
  • Policiais militares ambientais resgatam mico-estrela em farmácia da Asa Sul PMDF/Divulgação
  • Mico-estrela é resgatado dentro de farmácia pela polícia ambiental do DF PMDF/Divulgação
  • Militares da Polícia Ambiental do DF resgatam mico dentro de farmácia na quadra 309 da Asa Sul PMDF/Divulgação
  • Militares da Polícia Ambiental do DF resgatam mico dentro de farmácia na quadra 309 da Asa Sul PMDF/Divulgação

O atendente da farmácia Rubenito Antônio da Silva, 37 anos, relatou que o animal entrou de repente na loja — localizada na quadra 309, com mangueiras e pé de frutas por perto — e andou pelo chão do corredor. "Ele se comportou melhor do que criança", brinca o funcionário 

Outro ponto destacado pelo policial militar ambiental é que os primatas são importantes para o ecossistema da natureza porque dispersam sementes pelo solo e mantém novas árvores frutíferas do cerrado. Confira abaixo como acionar a corporação caso identificar um animal silvestre.

Contatos para resgate de animal silvestre

Batalhão de Polícia Militar Ambiental do Distrito Federal (BPMA-DF)

Telefones: (61) 3190-5100 / 3910-1965
Celular: (61) 9 9969-3328
E-mail: pmdf.bpma@gmail.com
Endereço: Praça do Bosque, nº 10, Candangolândia
Disque 190

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação