Santuário começa semana de programação em homenagem a Dom Bosco

Todos os dias, até o próximo sábado, sempre às 18h, haverá uma novena em honra a Dom Bosco. Na quarta-feira (24/8), tem o Musical "Sonhos", com apresentação do reitor Márcio Teodoro. Os eventos antecipam a tradicional carreata, marcada para domingo (28/8)

Giovanna Fischborn  
postado em 21/08/2022 06:00
Homenagem ao fundador da Congregação dos Salesianos celebra a visão do missionário -  (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)
Homenagem ao fundador da Congregação dos Salesianos celebra a visão do missionário - (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)

Conhecido como o "pai da juventude", a história de São João Bosco se confunde com a fundação da capital federal. Há 138 anos, em 28 de agosto, o religioso profetizou a construção da terra prometida, às margens de um lago, entre os paralelos 15 e 16. Brasília materializou o sonho de Dom Bosco e lhe conferiu o título de co-padroeiro, juntamente com Nossa Senhora Aparecida.

Em homenagem ao fundador da Congregação dos Salesianos, o Santuário Dom Bosco, na 702 Sul, promove, a partir desta segunda-feira (22/8), uma programação para celebrar a visão do missionário. "Embora o dia do santo seja 31 de janeiro, o dado histórico justifica a comemoração", lembra o reitor Márcio Teodoro.

Até dia 27 de agosto, sempre às 18h, haverá uma novena em honra a Dom Bosco. Na quarta-feira (24/8), tem o Musical "Sonhos", com apresentação do reitor Márcio Teodoro. Esses eventos antecipam a tradicional carreata, que sairá da igreja em direção à Ermida Dom Bosco, onde ocorrerá a missa solene com a presença do reitor-mor da Congregação Salesiana, Padre Ángel, que vem de Roma, na Itália.

No 1º Encontro do Terço dos Homens, que ocorreu nesse sábado (20/8), como parte da programação, fiéis de diferentes regiões do Distrito Federal rezaram o terço em cerimônia presidida pelo padre da igreja. "A oração feita entre homens colabora para que eles despertem e ajudem as próprias famílias", acredita o coordenador regional do Centro-Oeste do Terço dos Homens, José Feitosa de Carvalho.

Opinião partilhada por José Flávio Lopes, responsável pelo terço no santuário. Ele destaca a importância de resgatar a espiritualidade dos homens: "Com encontros desse tipo, o objetivo é sensibilizar a comunidade em torno da oração, principalmente, eles", defende.

O casal Mariano Pinto, 61, e Fátima Santos, 60, se dizem testemunho vivo de força por causa do Terço dos Homens e dos ensinamentos de Dom Bosco. "Minha família ampliou à medida que passei a me envolver mais com a igreja", conta.

Quem também esteve por lá foi Domingos Batista, 51 anos, e o filho, Pedro Henrique Santos, de 14, vindos do Riacho Fundo 2. O pai busca levar os conhecimentos da vida espiritual para o mais novo. Juntos, eles estão se organizando para participar das próximas comemorações.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação