OBITUÁRIO

Morre presidente do Clube de Engenharia, Newton de Castro, aos 76 anos

Corpo foi velado nesta manhã (21/8), no Cemitério Campo da Esperança, na Asa Sul

Giovanna Fischborn
postado em 21/08/2022 16:08 / atualizado em 21/08/2022 17:18
 (crédito: Reprodução/Clube de Engenharia)
(crédito: Reprodução/Clube de Engenharia)

O presidente do Clube de Engenharia (CEnB), Newton de Castro, morreu na madrugada deste sábado (20/8), aos 76 anos, por complicações de saúde. Engenheiro civil, Newton já foi diretor superintendente do Sebrae no Distrito Federal. Ele deixa a esposa e três filhos.

“Homem simples, de postura íntegra, um dos mais respeitados da cidade no assunto saneamento”, lembrou a presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Distrito Federal (CREA-DF) e grande amiga, Fátima Có.

O gerente do clube, Nilson Muniz, trabalhou com Newton nos últimos dois anos: “Foi um excelente gestor, pessoa que eu chamaria de ‘paizão’, aprendi muito.” Agora, quem fica à frente do CEnB é Artur Milhomem Neto.

Em nota, a instituição lamentou a perda: “Profissional de elevado conceito técnico, moral e ético, deixará um legado inestimável para todos que com ele conviveram. Especialmente, o corpo social do clube.”

Em uma rede social, o Conselho Regional de Engenharia (CREA-DF) lembrou: "Profissional íntegro, honrou a profissão e a engenharia e deixa um grande legado de contribuições para toda a classe.” O Sindicato da Indústria da Construção Civil do DF (Sinduscon-DF) também manifestou sentimentos: “Nossa solidariedade aos amigos e familiares neste momento de dor.”

Trajetória

Newton é natural de Anápolis (GO) e veio para Brasília em 1961. O engenheiro civil foi diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF), secretário de Obras, secretário de Meio Ambiente, secretário de Desenvolvimento Urbano, secretário de Transportes, presidente da Novacap, superintendente do Sebrae no DF, conselheiro do CREA-DF e, desde 2019, ocupava a presidência do Clube de Engenharia.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação