Imunização

Parque da Cidade terá drive-thru de vacinação para cães e gatos no sábado

Secretaria de Saúde do DF vai oferecer vacinação antirrábica para cães e gatos neste sábado (27/8), das 9h às 17h, no estacionamento 13, próximo ao Parque Ana Lídia

Correio Braziliense
postado em 26/08/2022 15:24 / atualizado em 26/08/2022 15:42
Vacinação de cachorro contra raiva. -  (crédito: Matheus Oliveira/SES-DF)
Vacinação de cachorro contra raiva. - (crédito: Matheus Oliveira/SES-DF)

Os donos de cães e gatos que precisam vacinar os bichos contra a raiva poderão ir ao Parque da Cidade neste sábado (27/8), das 9h às 17h. Segundo a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), o atendimento vai ser feito por meio de drive-thru, mas quem chegar a pé no estacionamento 13, próximo ao parque Ana Lídia, também será atendido.

No local, a Secretaria de Saúde vai fazer uma ação educativa sobre o combate ao Aedes aegypti, o mosquito transmissor da dengue, e sobre os animas peçonhentos encontrados no DF. Para a ação, a Secretaria de Saúde terá o apoio do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), da Polícia Militar (PMDF), do Corpo de Bombeiros Militar (CBMDF), da Secretaria de Esporte e Lazer (SEEL) e da Administração do Parque da Cidade.

Além do ponto de vacinação no Parque da Cidade, a SES vai disponibilizar mais 65 locais de atendimento na capital federal. A lista completa com os endereços e horários de funcionamento está disponível aqui. A estimativa é de que existam 345 mil desses animais no DF — dos quais 89,4% são cachorros. A pasta tem a expectativa de aplicar as doses em, ao menos, 80% do total de bichos. 

Tutores de cães e gatos, ao detectarem sintomas de raiva nos animais, devem entrar em contato imediatamente com a Ouvidoria do Governo do Distrito Federal, por meio do telefone 162, ou procurar a Vigilância Ambiental para receber orientações quanto ao que fazer.

Os principais sintomas observados nos pets com raiva são: andar cambaleante, pupila dilatada, salivação excessiva, perda do apetite e da sede, bem como agressividade. Matar animais domésticos, com ou sem suspeita de contaminação pela doença, é crime de maus-tratos aos animais, com reclusão de 2 a 5 anos, multa e proibição de guarda.

Com informações da Secretaria de Saúde do DF

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação