Evento

Programação em homenagem a Dom Bosco termina neste fim de semana

Festividades para honrar o co-padroeiro de Brasília terminam no domingo (28/8) com uma carreata e missa na Ermida Dom Bosco

Eduardo Fernandes*
postado em 26/08/2022 17:13 / atualizado em 26/08/2022 17:14
 (crédito: Carlos Vieira/CB/D.A.Press)
(crédito: Carlos Vieira/CB/D.A.Press)

A Mitra Arquidiocesana de Brasília e a Congregação Salesiana do Brasil convidam a população do Distrito Federal para o encerramento das festividades em honra a São João Bosco neste fim de semana. Em homenagem aos 75 anos de fundação da Inspetoria São João Bosco e aos 159 anos da criação das Irmãs Filhas de Maria Auxiliadora, uma programação extensa e intensa foi elaborada para celebrar a história do co-padroeiro. Aproximadamente 600 jovens, vindos de todas as partes do Brasil e do Reitor-Mor da Congregação Salesiana Ángel Fernandez Artime, X Sucessor de Dom Bosco, marcaram presença durante os eventos.

As homenagens que começaram em 19 de agosto, no Santuário São João Bosco de Brasília, na 702 Sul,  continuam até domingo. Os brasilienses poderão apreciar missas e uma belíssima carreata, que sairá do Santuário São João Bosco, às 8h30 de domingo (28/8), levando uma urna que contém uma relíquia de Dom Bosco. 

Em seguida, às 10h30, será celebrada a Santa Missa em Honra a Dom Bosco, na Ermida, presidida pelo Arcebispo Emérito Militar do Brasil Dom Fernando Guimarães e co-presidida pelo Reitor-mor da Congregação Salesiana Padre Ángel Fernandez Artime, que veio de Roma especialmente para a ocasião.

História

Chamado, também, como o “santo da juventude", São João Bosco é conhecido por ter ajudado jovens em situação de vulnerabilidade. A vida e a obra do co-padroeiro de Brasília, nascido em 16 de agosto de 1815, estão ligadas à existência do mesmo na capital do país. 

Além disso, é de conhecimento dos fiéis e dos devotos que o co-padroeiro era visitado por sonhos proféticos. Em um deles, há 138 anos, profetizou a construção de uma terra prometida às margens de um lago. Este local tem as coordenadas onde a capital federal foi construída.

Programação:

Sexta-feira (26/8) —  Santa Missa presidida Reitor-Mor da Congregação Salesiana Pe. Ángel Fernandez Artime, às 18h.

Local: Santuário São João Bosco de Brasília, 702 Sul.


Sábado (27/8) — Santa Missa presidida Reitor-Mor da Congregação Salesiana Pe. Ángel Fernandez Artime, às 18h, com entrada gratuita para o público.

Local: Santuário São João Bosco de Brasília, 702 Sul. 

Domingo (28/8) — Carreata saindo do Santuário rumo à Ermida de Dom Bosco (SEDB - Lago Sul, Brasília), às 8h30, onde será celebrada a Santa Missa Solene presidida pelo Arcebispo Emérito do Ordinariado Militar do Brasil Dom Fernando Guimarães e Co-Presidida pelo Reitor-Mor da Congregação Salesiana Pe Ángel Fernandez, que veio de Roma.

*Estagiário sob a supervisão de Nahima Maciel

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação