ELEIÇÕES 2022

Região Norte do DF virou palco para agenda de candidatos nesse sábado

Postulantes ao Palácio do Buriti cumpriram compromissos de campanha, principalmente, em regiões administrativas da parte Norte do Distrito Federal. Foco ficou em Sobradinho e Planaltina

Sarah Paes - Especial para o Correio
Naum Giló
postado em 28/08/2022 06:00
Ibaneis Rocha participou do lançamento de candidaturas do MDB -  (crédito:  Ibaneis Rocha/Flickr)
Ibaneis Rocha participou do lançamento de candidaturas do MDB - (crédito: Ibaneis Rocha/Flickr)

A 35 dias do primeiro turno das eleições, as campanhas se intensificam nas ruas do Distrito Federal. Nesse sábado (27/8), boa parte dos candidatos ao Palácio do Buriti se concentraram na parte Norte do Distrito Federal para cumprir as agendas de campanha, que incluem panfletagem, visitas às casas de eleitores e caminhadas pelas regiões administrativas.

Candidato da federação PSDB-Cidadania, Izalci Lucas (PSDB) iniciou o sábado em um café da manhã com síndicos e moradores de condomínios de Sobradinho 2. No encontro, expôs propostas de campanha para áreas como Saúde e Educação. Em seguida, apresentou à população candidatos a deputado federal e distrital pelo partido tucano. Os postulantes se declararam como representantes da região do Colorado.

Na sequência, seguiu para a casa de moradores da cidade e almoçou no restaurante de uma apoiadora, no assentamento Monteiro Lobato, entre Sobradinho e Planaltina. Filho do senador, secretário-geral do PSDB-DF e candidato a deputado federal, Sérgio Izalci encontrou o pai no endereço e também falou dos planos para um eventual mandato.

No corpo a corpo, Izalci Lucas respondeu a perguntas sobre projetos de gestão e políticas públicas voltadas à mobilidade urbana, à habitação e aos parques ecológicos. "O governo atual perdeu o controle territorial. A Terracap (Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal) não tem interesse em regularizar terras. É Brasília, né? A capital da República é uma área muito especulada. Qualquer área vale muito. Então, infelizmente, muitos governos que entraram tinham interesse em ganhar dinheiro", acusou o candidato ao ser questionado sobre a situação dos condomínios.

Izalci Lucas visitou assentamento entre Sobradinho e Planaltina
Izalci Lucas visitou assentamento entre Sobradinho e Planaltina (foto: Izalci Lucas/Instagram)

Leandro Grass (PV), candidato pela federação Brasil da Esperança (PT-PV-PCdoB), começou o dia nas Centrais de Abastecimento do Distrito Federal (Ceasa-DF), em encontros com comerciantes e agricultores familiares da feira. Depois, debateu com ambientalistas propostas para a preservação de áreas verdes e participou de uma reunião com educadores, ao lado de Rosilene Corrêa (PT), candidata ao Senado pela chapa. O grupo discutiu ações voltadas para a Educação.

Na 107 Norte, Leandro Grass participou do lançamento do Comitê Esperança. Depois, em almoço no Núcleo Rural Capão da Erva, no Paranoá, discursou com Rosilene para apoiadores e moradores da região administrativa. Em seguida, caminhou do terminal rodoviário até um trecho da avenida principal da cidade. Conversou com pedestres, profissionais do comércio e ouviu reclamações sobre obras recentes na via. "Foram feitas antes de ouvirem as demandas dos comerciantes, que reclamam da queda no número de clientes por causa da redução de vagas de estacionamento. Claro que é preciso pensar em calçadas e acessibilidade, mas, também, em alternativas para não prejudicar quem gera emprego e renda", criticou o candidato.

Antes de seguir para o Centro de Cultura e Desenvolvimento do Paranoá (Cedep), onde conversou com militantes, Leandro Grass comentou sobre outras demandas da região, como vagas em creches, segurança pública e apoio às artes locais. A agenda terminou em uma festa agostina na Rota do Cavalo, no Assentamento Pôr do Sol, promovida pelo Movimento de Apoio ao Trabalhador Rural (MATR).

Comércios

Nesse sábado (27/8), o candidato Paulo Octávio (PSD) também cumpriu extensa agenda de campanha. Focado no Gama, iniciou o dia em uma empresa exportadora de panificação; participou do lançamento da candidatura a deputado distrital Dr. Lucimir (PSD); acompanhou a graduação de atletas de kickboxing em uma organização não governamental (ONG); e almoçou na chácara de um apoiador, ao lado de integrantes da Associação de Produtores Rurais.

Após os compromissos, encontrou-se com comerciantes na Ponte Alta do Gama. No fim do dia, Paulo Octávio jantou no restaurante de uma rede de fast food para participar de ação beneficente. Estava ao lado do filho André Kubitschek, candidato a deputado federal pelo PSD-DF.

Em Sobradinho 2, a candidata Leila Barros (PDT) se reuniu com lideranças femininas e visitou comerciantes, na manhã desse sábado (27/8). À tarde, encontrou-se com apoiadores em Planaltina e, no fim do dia, com lideranças e moradores do Núcleo Rural Café Sem Troco, no Paranoá.

Ibaneis Rocha (MDB) também começou o sábado em Sobradinho 2, em encontro com apoiadores. Em seguida, partiu para Samambaia, onde fez campanha no estacionamento da feira permanente da região administrativa. No restante da tarde, participou do lançamento da candidatura a deputado distrital de integrantes do MDB da Candangolândia, de Santa Maria e Vicente Pires.

Keka Bagno (PSol), da federação PSol-Rede, passou o sábado em diferentes cidades do DF. Começou a manhã na Feira de Planaltina; depois, seguiu para almoço solidário no Condomínio Vivenda Nova Petrópolis, na mesma região administrativa. Em Ceilândia Sul, no início da tarde, participou do lançamento do Comitê Dani Sanches. Posteriormente, na Galeria dos Estados, assistiu ao ensaio da Fanfarra Maluvidas e acompanhou a gravação do programa do PSol, no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA). À noite, fez campanha em um tradicional evento de samba, no Bar Amigos das 400, na Asa Norte. Por fim, panfletou no Festival Urgente, no Setor Comercial Sul. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação