SECURA

Alerta vermelho: umidade do ar no DF pode chegar a menos de 12% neste domingo

Inmet emitiu aviso de grande perigo para a tarde deste domingo (4/9). Instituto alerta para riscos de incêndios florestais e danos à saúde. DF está sem chuvas há 120 dias

Correio Braziliense
postado em 04/09/2022 14:01
Não há previsão de chuva para o DF nos próximos dias -  (crédito: Ed Alves/CB)
Não há previsão de chuva para o DF nos próximos dias - (crédito: Ed Alves/CB)

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta vermelho, de grande perigo, para a baixa umidade relativa do ar no Distrito Federal. O aviso do instituto é para a tarde deste domingo (4/9), quando o índice pode ficar menor do que 12%. No início da tarde, por volta das 13h, a umidade do ar na capital do país estava em 17%, com a temperatura em 29,8°C.

Às 6h deste domingo (4/9), a umidade alcançou o maior nível do dia e ficou em 43%. Não há previsão de chuva para os próximos dias e, ao longo desta semana, o índice pode chegar a 10%, na segunda-feira (5/9), e à máxima de 75%, na quarta (7/9). Neste domingo (4/9), a capital do país atingiu a marca de 120 dias sem chuvas.

O alerta vermelho de aviso de baixa umidade do Inmet apresenta grande risco de incêndios florestais e à saúde, com doenças pulmonares, respiratórios e dores de cabeça. Por isso, o instituto recomenda a ingestão de líquido e o contato com a Defesa Civil (199) e o Corpo de Bombeiros Militar do DF (193) para mais informações. O aviso do Inmet atinge também boa parte de Goiás, além de municípios de Mato-Grosso e do Tocantins.

Instruções

  • Beber bastante líquido;
  • Não realizar atividades físicas em tempo seco;
  • Evitar exposição ao sol nas horas mais quentes do dia;
  • Usar hidratante para pele e umidificar o ambiente;
  • Evitar bebidas diuréticas, como café e álcool.

Fonte: Inmet

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação