Crime

Polícia Federal desarticula grupo que lucrou R$14 mi em venda de lotes

Nove mandados de busca e apreensão foram cumpridos nas regiões de Vicente Pires e Taguatinga. A quadrilha teria vendido mais de 60 lotes entre 2014 e 2019

Correio Braziliense
postado em 09/09/2022 10:14 / atualizado em 09/09/2022 10:14
 (crédito: PF/Divulgação)
(crédito: PF/Divulgação)

A Polícia Federal (PF) cumpriu nove mandados de busca e apreensão, na manhã desta sexta-feira (9/9), contra uma organização criminosa atuante no Distrito Federal que teria lucrado cerca de R$ 14 milhões com a venda de mais de 60 lotes em Vicente Pires. Os mandados foram cumpridos em residências e empresas ligadas aos investigados na região, incluindo um shopping localizado em Taguatinga.

A Operação Elo Falso, como foi chamada a ação, apura crimes de parcelamento irregular do solo, lavagem de dinheiro e organização criminosa em Vicente Pires. Os crimes ocorreram entre os anos de 2014 e 2019.

Segundo as investigações, a quadrilha atuava por meio de falsos contratos de cessão de direitos possessórios em nome de terceiros. Esses documentos, encabeçados por “laranjas”, davam a aparência de legalidade às transações, além de criar um “elo falso” entre os verdadeiros loteadores ilegais e os compradores dos imóveis. A ação dos criminosos dificultava a apuração policial.

  • Polícia Federal deflagra Operação Elo Falso, em Vicente Pires, o para apurar crimes de parcelamento irregular de solo no Distrito Federal PF/Divulgação
  • Polícia Federal deflagra Operação Elo Falso, em Vicente Pires, o para apurar crimes de parcelamento irregular de solo no Distrito Federal PF/Divulgação

Respondendo por crimes contra a administração pública, uso de documento falso, falsidade ideológica, crime ambiental e lavagem de dinheiro, os suspeitos podem pegar mais de 30 anos de prisão, quando somadas as penas.

Além disso, compradores também podem responder civil e criminalmente perante a Justiça Federal, além do risco de terem as casas demolidas. Cerca de 50 policiais federais participaram da operação.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação