Transporte público

Passageiros do Metrô-DF podem pagar tarifa com cartão de crédito e débito

Pagamento poderá ser feito por aproximação, direto nas catracas das 27 estações. Serão aceitos cartões Mastercard, Visa e Elo, habilitados com a tecnologia de aproximação

Correio Braziliense
postado em 28/09/2022 20:07 / atualizado em 28/09/2022 20:08
 (crédito: Divulgação/Metrô-DF)
(crédito: Divulgação/Metrô-DF)

A partir desta quarta-feira (28/9), os passageiros da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) podem pagar as tarifas por meio do cartão de crédito e de débito. A decisão foi tomada junto à Secretaria de Transporte e Mobilidade do Distrito Federal (Semob). O sistema de bilhetagem automática do DF, operado pelo BRB Mobilidade, passa a aceitar o pagamento por aproximação diretamente nas catracas das 27 estações. 

As tarifas poderão ser pagas ao aproximar os cartões de crédito, débito, smartphones, smartwatches ou pulseiras de pagamento dos validadores instalados nas catracas de entrada das estações. Os usuários devem checar com a administradora do cartão ou com o banco se a tecnologia de pagamento por aproximação está habilitada e se a opção preferencial do cartão é crédito ou débito. A tecnologia de pagamento por aproximação é identificada com um sinal semelhante ao do wi-fi.

O pagamento por aproximação poderá ser feito com cartões de crédito e débito das bandeiras Mastercard, Visa e Elo. A opção de compra com o QR Code nas bilheterias continua vigente, assim como o Cartão Mobilidade, usado por passageiros que precisam fazer a integração com o sistema rodoviário. O pagamento por aproximação não dá direito à integração.

Perguntas e Respostas

Qualquer cartão de crédito e débito funciona no Metrô-DF?

Não. Por enquanto, somente cartões que funcionem por aproximação, das bandeiras
Mastercard, Visa e Elo. Para consultar as bandeiras aceitas, verifique diretamente na tela
dos validadores.

É possível selecionar se vai cobrar no débito ou no crédito no momento do uso no bloqueio?

Não. O bloqueio cobrará na função definida pela sua instituição bancária.

Os cartões virtuais cadastrados nos celulares funcionam nos bloqueios?

Sim. É possível o pagamento de passagem diretamente nos bloqueios com os cartões virtuais nos celulares, smartwatches, pulseiras e outros acessórios, desde que tenham tecnologia de pagamento por aproximação.

É possível fazer Integração com o uso do cartão de crédito ou débito?

Não. Os usuários que precisam de integração entre o Metrô e os ônibus devem usar o cartão BRB Mobilidade.

Quantas viagens posso pagar por aproximação, por vez, com o cartão de débito/crédito?

Somente será possível passar o cartão uma vez a cada cinco minutos, desde que a transação
anterior seja aprovada.

Se tiver mais de um cartão bancário ou um cartão de Vale Transporte ou Cartão Cidadão na carteira, qual será debitado?

Será debitado o cartão mais próximo do equipamento. É essencial tirar o cartão da bolsa ou carteira para evitar cobrança em cartão diverso do escolhido.

Se o cartão não passar, o que devo fazer?

O usuário pode adquirir a passagem na bilheteria e entrar em contato com o banco ou a administradora do cartão para ver porque não passou.

O pagamento por aproximação é seguro?

O pagamento por aproximação é rápido, prático e seguro. É ideal para transações de baixo valor e situações que requerem uma velocidade de pagamento maior para diminuir filas.

Com informações do Metrô-DF

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação