Saúde pública

Em 4 meses, 331 casos de varíola dos macacos foram registrados no DF

Primeiro caso de varíola foi confirmado em 8 de julho. Quatro meses depois, Distrito Federal soma 331 infectados com o vírus

Rafaela Martins
postado em 08/11/2022 09:30 / atualizado em 08/11/2022 09:30
 (crédito: Nikos Pekiaridis/NurPhoto/Ag. Brasil)
(crédito: Nikos Pekiaridis/NurPhoto/Ag. Brasil)

Há exatos quatro meses, o primeiro cidadão com varíola dos macacos foi diagnosticado no Distrito Federal. Apesar do crescimento lento, 331 pessoas já testaram positivo para o vírus, de acordo com a Secretaria de Saúde do DF (SES-DF).

O último boletim informativo, divulgado na segunda-feira (7/11), revelou que a transmissão comunitária atingiu 317 pacientes do sexo masculino e 14 do sexo feminino. Em relação à faixa etária, a maior parte dos diagnosticados têm de 20 e 39 anos.

Além disso, os exames laboratoriais descartaram, até o momento, 725 casos que estavam em investigação. A pasta responsável também confirmou que 239 pessoas aguardam o resultado do exame.

Contágio

O Correio fez um levantamento das regiões administrativas com mais casos positivos para a varíola dos macacos. No Plano Piloto, 65 pessoas receberam o resultado do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), 80 foram descartados e 28 estão sob investigação.

Em seguida, Águas Claras mantém o posto de segunda região administrativa com mais casos, totalizando 35 pacientes. No levantamento, Samambaia aparece em terceiro com 25 infectados, Ceilândia com 22 casos e Guará com 21, completando as cinco regiões com mais infectados.

Os únicos locais que não registraram a doença foram: Fercal, Setor de Indústria e Abastecimento (SIA) e Arniqueira, de acordo com a Secretaria de Saúde.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação