Manifestação

Barracas de vendas em protesto no QG do exército são retiradas

A operação, que conta com apoio do DF Legal, polícia militar e polícia do exército, teve início após denúncias de consumo de entorpecentes

Ana Maria Pol
postado em 12/11/2022 12:49 / atualizado em 12/11/2022 13:02
 (crédito: Ana Maria Pol/CB)
(crédito: Ana Maria Pol/CB)

A Secretaria de Estado de Proteção da Ordem Urbanística do Distrito Federal (DF Legal), a Polícia Militar e a Polícia do Exército realizaram, na manhã deste sábado (12/11), uma operação de retirada de vendedores e ambulantes que se instalaram em frente ao QG do exército, no Setor Militar Urbano. Por volta das 8h, agentes caminharam a pé, avisando que os proprietários de comércios irregulares teriam 1 hora para se recolherem. O Correio esteve no local por volta de 12h, e ainda haviam comerciantes desmontando as vendas.

De acordo com o coordenador da operação e agente do DF Legal, Roberto Coelho, até o momento não houve qualquer tipo de enfrentamento. “O pessoal está sendo bem tranquilo, tanto é que estão todos se retirando tranquilamente”, informa. Segundo Roberto, a operação teve início após denúncias de consumo de entorpecentes. “A ação começou devido ao comércio irregular nas proximidades de uma área militar, como vendas de churrasquinho no espeto, bebida destilada engarrafada e suspeita de consumo de drogas, como maconha”, informou.

Dentre as barracas, há venda de comidas, bebidas e camisetas. A operação conta com dois auditores do DF Legal, em conjunto com a polícia militar e polícia do exército. “Os militares estão preparados para o caso de haver algum tipo de enfrentamento”, informou. Ainda segundo o coordenador, agentes dos órgãos devem passar o dia no local para manter a fiscalização. "Devemos permanecer aqui até umas 20h”, citou. Caso os manifestantes não cumpram a ordem de despejo, serão multados.

A concentração de manifestantes ocorre desde a divulgação do resultado do 2º turno das eleições, em que Luiz Inácio Lula da Silva (PT) derrotou Jair Bolsonaro (PL) nas urnas. Ao longo desses dias, apoiadores do atual presidente, Bolsonaro, pedem pela intervenção do exército no resultado democrático.

O Correio conversou com os vendedores. Carla, uma das ambulantes que optou em não passar detalhes da sua identificação, informou que o próprio movimento solicitou a retirada do movimento. “Eles disseram que tinham ambulantes vendendo drogas”, explicou. À reportagem, Carla contou que vende churrasquinho e marmita. “Eu tô há uns doze dias por aqui, e estava sendo bom porque estávamos lucrando bem, sabe? Aí a gente acaba sendo responsabilizado por algo e saímos no prejuízo. Eu mesma não tenho nada a ver com isso, vendo minhas coisas aqui numa boa”, pontua.

Outro ambulante que também não quis se identificar, lamentou o ocorrido. “Todo mundo foi notificado, seja trabalhando com alimentação, venda de bebida, venda de itens. Na parte econômica, para trabalhadores como nós, esses últimos finais de semana foram bons. Favoreceu a renda do mês, mas agora estamos sem suporte”, lamentou.

  • Por volta das 8h, agentes caminharam a pé, avisando que os proprietários de comércios irregulares teriam 1 hora para se recolherem. O Correio esteve no local por volta de 12h, e ainda haviam comerciantes desmontando as vendas Ana Maria Pol/CB
  • Operação para retirada de militares no QG do exército. Os militares estão preparados para o caso de haver algum tipo de enfrentamento Ana Maria Pol/CB

 

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação