Investigação

Membro do PCC armazenava bloqueador de celular e detector de sinais no DF

O homem foi preso no âmbito da operação Saturação, na manhã desta sexta-feira. O investigado atuava na liderança da célula da facção em Brasília

Darcianne Diogo
postado em 18/11/2022 16:49 / atualizado em 18/11/2022 16:58
 18/11/2022 Crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press. Brasil. Brasilia - DF - Coletiva na DECOR sobre prissão de membros do PCC. Delegado Rafael Póvoas mostra o bloqueador de internet apreendido com a facção. -  (crédito:  Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)
18/11/2022 Crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press. Brasil. Brasilia - DF - Coletiva na DECOR sobre prissão de membros do PCC. Delegado Rafael Póvoas mostra o bloqueador de internet apreendido com a facção. - (crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) encontrou um aparelho bloqueador de sinal e um detector de sinais magnéticos escondidos no quarto de um integrante do Primeiro Comando da Capital (PCC), no Condomínio Privê, em Ceilândia. O investigado, preso preventivamente na manhã desta sexta-feira (18/11), no âmbito da operação Saturação, atuava na liderança da célula da facção em Brasília, segundo revelou a polícia.

Vendidos de maneira clandestina, os bloqueadores são capazes de coibir o sinal de vários celulares ao mesmo tempo em um pequeno espaço, de forma a despistar a polícia e até rivais de outras facções. Os aparelhos têm o poder de “interferir” na frequência dos celulares, que recebem um ruído que confunde e, consequentemente, o telefone perde o sinal. O mecanismo também é utilizado para evitar o rastreamento de veículos roubados ou com carregamento de drogas.

  • 18/11/2022 Crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press. Brasil. Brasilia - DF - Coletiva na DECOR sobre prissão de membros do PCC. Marcelo Ferreira/CB/D.A Press
  • 18/11/2022 Crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press. Brasil. Brasilia - DF - Coletiva na DECOR sobre prissão de membros do PCC. Delegado Jean Felipe Mendes. Marcelo Ferreira/CB/D.A Press
  • 18/11/2022 Crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press. Brasil. Brasilia - DF - Coletiva na DECOR sobre prissão de membros do PCC. Delegado Rafael Póvoas. (camisa cinza) com o Delegado Jean Felipe Mendes. Marcelo Ferreira/CB/D.A Press
  • 18/11/2022 Crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press. Brasil. Brasilia - DF - Coletiva na DECOR sobre prissão de membros do PCC. Delegado Rafael Póvoas mostra o bloqueador de internet apreendido com a facção. Marcelo Ferreira/CB/D.A Press
  • 18/11/2022 Crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press. Brasil. Brasilia - DF - Coletiva na DECOR sobre prissão de membros do PCC. Delegado Rafael Póvoas mostra o bloqueador de internet apreendido com a facção. Marcelo Ferreira/CB/D.A Press
  • 18/11/2022 Crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press. Brasil. Brasilia - DF - Coletiva na DECOR sobre prissão de membros do PCC. Delegado Rafael Póvoas mostra o bloqueador de internet apreendido com a facção. Marcelo Ferreira/CB/D.A Press
  • membro pcc sendo preso PCDF/ divulgação
  • Operação contra o PCC no DF PCDF/Divulgação

O outro dispositivo apreendido, o detector de sinais magnéticos, geralmente é utilizado para rastrear a comunicação por radiofrequência, de forma a indicar a localização do objeto monitorado. Além dos aparelhos, os policiais apreenderam drogas e munições nas casas dos alvos da operação. Os 24 mandados de busca foram cumpridos nas cidades de São Sebastião, Recanto das Emas, Riacho Fundo 2, Planaltina, Ceilândia, Paranoá e nos estados de São Paulo, Goiás e Minas Gerais.

Prisão de líderes

As lideranças integravam o chamado “Geral do Estado”, e tinham um maior controle sobre a célula no DF, auxiliando nas atividades do tráfico de drogas e no recrutamento e batismo de novos membros. Entre os presos, está uma mulher, moradora do Riacho Fundo 2, responsável pela gerência da ala feminina do PCC no DF. Também foi encontrado no DF um morador de Osasco (SP), que ficava responsável pela coordenação setorial do tráfico de drogas, bem como o recebimento de valores, fornecimento e distribuição.

“Durante um ano e seis meses, conseguimos constatar a tentativa de estabelecimento no DF, se organizando em setores e funções e buscando apoio de integrantes que se encontram no sistema penitenciário. Com a prisão dessas lideranças, principalmente, acreditamos que isso causará grande impacto na capacidade articulatória do grupo”, afirmou o delegado-adjunto da Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (Draco), Jean Felipe Mendes.

Mais de 100 policiais civis do DF, de São Paulo e Minas Gerais participaram da operação. Os mandados também foram cumpridos em unidades prisionais do Novo Gama (GO) e de Uberlândia (MG).

O PCC no DF

Mesmo com a transferência do chefe da facção, Marcos Willians Herbas Camacho, o Marcola, à Penitenciária Federal em Brasília, em março de 2019, o PCC não conseguiu se estabelecer no DF, graças a um eficiente trabalho desenvolvido pela delegacia de combate ao crime organizado, antiga Deco, hoje Draco/Decor.


Em oito anos, a especializada desencadeou dezenas de operações voltadas ao combate às facções criminosas. Entre as operações de destaque estão a do Tabuleiro, em 2014; Palestina (51 denunciados), em 2015; e Legião (54 denunciados), em 2016. Em 2018, também foram realizadas as operações Prólogo (23 denunciados), Hydra (60 denunciados), Fora do Ar, que cumpriu 16 mandados de prisão e de busca e apreensão, e Continuum (14 mandados, sendo sete de prisão preventiva e sete de busca e apreensão).


Esse conjunto de operações, realizadas pela PCDF, impede o estabelecimento e crescimento de facções de âmbito nacional no Distrito Federal, como ocorre em outras unidades da federação.

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação