Prejuízos

Bacia de contenção transborda, e enxurrada causa estragos no Sol Nascente

Segundo informações do GDF, um entupimento causado pelo lixo acumulado na bacia de contenção levou ao transbordamento. De acordo com a Defesa Civil, cerca de 15 casas foram atingidas

Correio Braziliense
postado em 19/11/2022 14:10 / atualizado em 19/11/2022 14:50
Defesa Civil montou gabinete para avaliar a situação do local. -  (crédito: Divulgação/DCDF)
Defesa Civil montou gabinete para avaliar a situação do local. - (crédito: Divulgação/DCDF)

Entre a noite dessa sexta-feira (18/11) e a madrugada deste sábado (19/11), moradores do Sol Nascente, em Ceilândia, viveram momentos de tensão por conta das fortes chuvas que caíram no Distrito Federal. Uma enxurrada destruiu casas, além de arrastar móveis e veículos, causando prejuízos àqueles que residem no local.

Segundo informações do Governo do DF, uma bacia de contenção transbordou, devido a um entupimento causado pelo lixo que se acumulou. “Cabe ressaltar que a limpeza no local tem sido feita de forma recorrente, mas neste período de chuva, o lixo jogado pela população acaba sendo arrastado para diversos locais durante esse tipo de transbordamento”, destacou o GDF, em nota.

Equipes da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), da Defesa Civil (DCDF), do Serviço de Limpeza Urbana (SLU) e da Administração Regional estão atuando no local. De acordo com a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros, o local está isolado e não houve vítimas.

Ainda segundo informações do GDF, a Subsecretaria do Sistema de Defesa Civil, vinculada à Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP/DF), montou um gabinete para avaliar a situação e redirecionar as ações, que contam com a participação da Defesa Civil e diversos órgãos do GDF.

“Estão sendo feitos levantamentos de áreas de risco e avaliação das cerca de 15 residências que foram invadidas pela água e a possibilidade de retirada de bens das famílias”, completou o texto enviado pelo governo local.

  • Enxurrada causou grande prejuízo a moradores do Sol Nascente. Divulgação/DCDF
  • Enxurrada causou grande prejuízo a moradores do Sol Nascente. Divulgação/DCDF
  • Enxurrada causou grande prejuízo a moradores do Sol Nascente. Divulgação/DCDF

Mais chuva

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o Distrito Federal já superou a média do mês de novembro, que é de 253,1 mm. Até o momento, já choveu no DF em torno de 330,4 mm. Só em Águas Emendadas, do início do mês até agora, foi registrado um volume de chuva de 364,6 mm.

A temperatura mínima para este sábado (19/11) foi de 16º C, pela manhã. A temperatura máxima não deve passar de 28º C. A umidade relativa do ar deve atingir máxima de 95% e a mínima será por volta de 45%. De acordo com a meteorologista Maiane Araújo, podem haver algumas aberturas no céu, mas a tendência é de tempo chuvoso e nublado durante todo o fim de semana. "Há chance de precipitação a qualquer hora do dia, com predomínio de nebulosidade", destacou a profissional.

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação