Dia de jogo

Brasil e Suíça: Engarrafamentos atrasam os brasilienses na volta para casa

Nas paradas de ônibus, a população encarou uma longa espera para embarcar devido a redução da frota

Júlia Eleutério
José Augusto Limão*
postado em 28/11/2022 13:21 / atualizado em 28/11/2022 13:35
Na Estrada Parque Taguatinga (EPTG), a grande quantidade de carros causou pontos de congestionamento -  (crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A.Press)
Na Estrada Parque Taguatinga (EPTG), a grande quantidade de carros causou pontos de congestionamento - (crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A.Press)

Os brasilienses encaram engarrafamento nas principais vias do Distrito Federal na volta para casa e, muitos devem perder o começo da partida da seleção brasileira contra a Suíça na fase de grupos da Copa do Mundo 2022, disputada no Catar, nesta segunda-feira (28/11). Para quem usa o transporte coletivo público, o jeito foi ter paciência. 

Com paradas de ônibus cheias, quem tenta retornar para a casa reclama da dos ônibus que tiveram a frota reduzida conforme a tabela de programação divulgada pela Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob). Na Estrada Parque Taguatinga (EPTG), a grande quantidade de carros causou pontos de congestionamento próximo ao Guará, no sentido Plano Piloto-Taguatinga, além de retenção na pista para quem passava em frente ao Sudoeste, no ponto de desvio por conta das obras do viaduto.

Os promotores de venda Rogério Claudino, 42 anos, e Francisco de Assis, 44 anos, aguardavam um ônibus na parada da EPTG, em frente ao viaduto Israel Pinheiro. Liberados do trabalho uma hora antes da partida, os colegas esperavam há mais de 30 minutos no local. "Está bem difícil voltar para casa. Não vou chegar a tempo de ver o começo do jogo", comentou Francisco, que mora em Águas Claras, mas ainda passará no centro de Taguatinga.

Já Rogério é morador da QNG, em Taguatinga Norte. O promotor de vendas também acha que não chegará a tempo. "Está bem engarrafado e ainda tem essa questão da redução da frota", ressalta o trabalhador. "Liberar um hora antes do jogo é pouco para dar tempo de chegar em casa, levando em conta o trânsito", pontua.

  • Faixa lotadas de carros na EPTG Marcelo Ferreira/CB/D.A.Press
  • Os brasilienses encaram lentidão no trânsito do Distrito Federal na volta para casa para assistir ao segundo jogo da seleção brasileira Marcelo Ferreira/CB/D.A.Press
  • Com paradas de ônibus cheias, quem tenta retornar para a casa a tempo de ver o início do jogo do Brasil pode ter dificuldades para embarcar. Marcelo Ferreira/CB/D.A.Press
  • Na Estrada Parque Taguatinga (EPTG), a grande quantidade de carros causou pontos de congestionamento Marcelo Ferreira/CB/D.A.Press
  • Ao som de buzinas e cornetas, a medida que se aproximava às 13h, mais os torcedores se agitavam para conseguir pegar o ônibus Júlia Eleutério/CB/D.A.Press

 

Estrutural com trânsito antes do jogo do Brasil

Na DF-095 também conhecida como Estrutural, o trânsito ficou bem lento, no sentido Ceilândia. Ônibus, carros, motos e caminhões trafegavam a no máximo 20km/h, em alguns momentos. No DF, o governo local estipulou ponto facultativo para os servidores públicos. O Metrô-DF terá funcionamento normal, das 5h30 às 23h30, com reforço de trens entre 11h e 13h. Veja vídeo:


 

Na DF-095 também chamada de Estrutural, o trânsito está bem lento, no sentido Ceilândia
Na DF-095 também chamada de Estrutural, o trânsito está bem lento, no sentido Ceilândia (foto: José Augusto Limão*/CB/D.A.Press)

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação