Crime

Padre que abusou de cinco crianças é condenado a 44 anos de prisão

O religioso foi condenado por estupro de vulnerável e violação mediante fraude

Rafaela Martins
postado em 29/11/2022 22:02 / atualizado em 29/11/2022 22:03
 (crédito: Lucas Pacífico/CB/D.A Press)
(crédito: Lucas Pacífico/CB/D.A Press)

Um padre que congregava em uma Paróquia de Sobradinho, foi condenado a 44 anos de prisão por estupro de vulnerável e violação mediante fraude, nesta terça-feira (29/11). Na época em que os crimes vieram à tona, cinco vítimas com menos de 18 anos foram identificadas.

De acordo com o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), o réu deverá cumprir a pena em regime fechado e não poderá recorrer em liberdade. Segundo as denúncias, o criminoso praticou atos libidinosos contra as vítimas, impedindo-as de oferecer resistência, mediante temor reverencial — medo de desagradar alguém a quem a pessoa considera que deve respeito e obediência.

Na época dos abusos, as vítimas trabalhavam na paróquia como coroinha, cerimoniário e auxiliavam o denunciado nas atividades da igreja. O processo segue em segredo de Justiça, por envolver menores de idade.

O padre está foragido desde 5 de agosto de 2021, quando teve mandado de prisão expedido.

Outro caso

A Arquidiocese de Brasília decidiu afastar um padre das atividades após denúncias de estupro contra um jovem, em julho de 2021. Atualmente com 21 anos, o rapaz disse que tinha menos de 14 quando aconteceram os supostos abusos. Acompanhado da família, ele procurou a instituição religiosa para denunciar o caso.

Em nota, a Arquidiocese reiterou o afastamento preventivo do padre de suas funções sacerdotais "até o efetivo esclarecimento dos fatos impróprios apontados". A decisão foi do arcebispo de Brasília, dom Paulo Cezar Costa. O padre atuava há mais de duas décadas em Brasília. Ele também era professor na Faculdade de Teologia da Arquidiocese de Brasília.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação