Tempo

Previsão é de chuva e alagamento durante jogo do Brasil na Copa do Mundo

Instituto Nacional de Meteorologia estima rajadas de vento e umidade relativa do ar entre 55% e 95% no DF. Frente fria vinda do oceano pacífico rumo à Amazônia baixa temperaturas

Pedro Marra
postado em 05/12/2022 00:27 / atualizado em 05/12/2022 00:29
 (crédito:  Minervino Júnior/CB)
(crédito: Minervino Júnior/CB)

O começo desta semana para os moradores do Distrito Federal promete ter pancadas de chuva a qualquer momento do dia, principalmente à tarde, quando o Brasil joga contra a Coreia do Sul, às 16h desta segunda-feira (5/12), pela Copa do Mundo do Catar 2022. A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é de muitas nuvens no céu, umidade relativa do ar entre 95% e 55%, com vento de fraco a moderado com rajadas.

Quem for assistir a partida em bares e restaurantes vai ter que levar um guarda-chuva, roupa de frio e se proteger embaixo de marquises e prédios. É o que orienta o meteorologista Cleber Souza. "As pessoas vão precisar ficar em locais que não alagam e evitar áreas de risco que inundam, como as tesourinhas do Plano Piloto e demais pistas do DF, como a Avenida Hélio Prates", aconselha.

O especialista do Inmet explica que uma frente fria vinda do Oceano Pacífico rumo à Amazônia vai reduzir as temperaturas e aumentar a umidade relativa do ar no Centro-Oeste, Norte e Nordeste do país. "Teremos aquecimento da temperatura pela manhã, com áreas de instabilidade associadas ao calor e alta umidade durante a tarde, o que deve causar pancadas de chuva em áreas isoladas", complementa.

Cleber não descarta que tenha chuva de granizo, o que tem ocorrido, mas de forma moderada. Com esse cenário, o Inmet prevê um alerta amarelo, mas válido até as 10h desta segunda-feira. O comunicado, que deve permanecer após o prazo de validade, diz que a chuva deve ter entre 20 e 30 milímetros por hora e ventos intensos de 40 a 60 quilômetros por hora.

Há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. A estimativa é que o tempo permaneça parecida ao longo desta semana, com pancadas de chuva a qualquer período do dia.

Confira abaixo algumas dicas do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) sobre cuidados durante a chuva.

Cuidados com a chuva

Em caso de tempestade com raios, procure abrigo.
Não se exponha à chuva.
Não se abrigue embaixo de árvores.
Não fique exposto em meios líquidos. Exemplo: lagos, lagoas, rios, praia, piscinas e outros.
Não se exponha em lugares abertos. Exemplo: áreas descampadas, campos de futebol e lugares isolados.
Evite a rua e andar, principalmente, embaixo da rede elétrica.
O interior do carro é um local isolado e seguro.

Zona rural

Evite trabalhar no mato durante a tempestade.
Não se aproxime ou toque cercas de arame.
Evite a proximidade com áreas de mata fechada.
Não se abrigue embaixo de árvores.
Procure um local seco e seguro para se abrigar.

Dentro de casa

Não utilize equipamentos elétricos.
Evite tomar banho durante a tempestade
Não utilize o telefone caso esteja conectado à rede elétrica.
Evite a proximidade e o contato com materiais condutores de energia. Exemplo: metais, alumínio e até mesmo a água da torneira ou do chuveiro.
Mantenha-se sempre calçado.
Antes da tempestade desligue todos os aparelhos eletroeletrônicos das tomadas.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação