Respeito

Parada do Orgulho LGBTQIA+ volta a Taguatinga após dois anos de pausa

A 15ª edição da Parada do Orgulho LGBTQIA+ de Taguatinga acontecerá neste domingo (11/12), com concentração, a partir das 13h, na Praça do Relógio

Rafaela Martins
postado em 10/12/2022 00:03 / atualizado em 10/12/2022 00:03
2013-08-25. Crédito: Viola Junior/Esp.CB/D.A Press. Brasil. Brasília - DF. Parada do Orgulho Gay em Taguatinga reúne 15 mil pessoas. -  (crédito: Viola Junior/Esp. CB/D.A Press)
2013-08-25. Crédito: Viola Junior/Esp.CB/D.A Press. Brasil. Brasília - DF. Parada do Orgulho Gay em Taguatinga reúne 15 mil pessoas. - (crédito: Viola Junior/Esp. CB/D.A Press)

Após dois anos de pausa, a Parada do Orgulho LGBTQIA+ de Taguatinga volta às ruas para colorir a cidade, promover a cultura e lançar o movimento “Orgulho Taguá”, com objetivo de convidar a população a promover o autocuidado por meio da testagem e da prevenção do HIV/Aids.

A escolha do tema “Viva com orgulho, ame mais e viva mais” da 15ª edição pretende chamar atenção da comunidade à incidência de pessoas LGBTQIA+ nos casos de infecção por HIV/Aids e desmonte das políticas de enfrentamento.

Para o coordenador da marcha, Michel Platini, Taguatinga é uma cidade importante pois contribui para a desconstrução do preconceito no Distrito Federal.

“Temos conquistas históricas, importantíssimas e fundamentais. Colorir Taguatinga e apresentar a cena cultural LGBTQIA+ contribuem significativamente para a desconstrução do preconceito. Nossos corpos são bandeiras vivas que pedem por respeito e direitos iguais. Nem mais, nem menos”, disse Michel.

Atividades

Além da realização da 15ª parada do Orgulho LGBT de Taguatinga, o projeto Parada do Orgulho de Taguatinga terá outras atividades. Confira a programação completa:

• Seminário Sobre Saúde Mental da População LGBTQIA+. Parceria com o Coletivo de profissionais da psicologia Coletivo PSI, 10/12, às 09:30 no auditório da administração de Taguatinga.

• LGBTQIMADA, 10/12, às 14h, Campeonato LGBTQIA+ Profissional de Queimada, na quadra coberta da Praça do DI Taguatinga.

• 5 Encontro de Escritores LGBTQIA+ do DF, tradicional encontro de escritores LGBTQIA+, 10/12, às 14h na Livraria Leitura no Taguatinga Shopping.

• Oficina de escrita criativa para criação de personagens GBT com inscrição gratuita, 17/12, às 14h no espaço do Inclusion Hookan na CSA 1, lote 13, loja 1 – Taguatinga Sul.

• Performances de artistas LGBTQI+ durante a 15ª. Parada.

• Projeção de documentário “Quando ousamos existir– uma história do movimento LGBTI+ brasileiro”, que retrata o início da organização política do Movimento LGBTI+ no país, 20/12 às 19h no cine Brasília com entrada gratuita.

  • 14/09/2014. Crédito: Minervino Junior/CB/D.A Press. Brasil. Brasília - DF. 9ª edição da Parada Gay de Taguatinga. O evento destaca a importância do respeito aos direitos humanos e fortalece a luta dos LGBTs. Minervino Junior/CB/D.A Press
  • 25/08/2013. Crédito: Olívia Florência/CB.D.A Press. Brasil. Brasília - DF. Babaloo, drag na 8ª edição da Parada Gay de Taguatinga. Olívia Florência/CB/D.A Press
  • 25/08/2013. Crédito: Viola Junior/Esp.CB/D.A Press. Brasil. Brasília - DF. Parada do Orgulho Gay em Taguatinga reúne 15 mil pessoas. Viola Junior/Esp. CB/D.A Press

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação