Cidadania

Novo canal do GDF, Participa DF incentiva exercício da cidadania

A nova plataforma busca facilitar a vida do cidadão do DF ao unificar sistemas. Intenção é incentivar o exercício da cidadania e a participação da população nas ações do governo

Correio Braziliense
postado em 13/12/2022 16:25 / atualizado em 13/12/2022 16:26
 (crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)
(crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)

Lançada no dia 7 de dezembro durante cerimônia no Palácio do Buriti e decretada pelo governador Ibaneis Rocha, a plataforma Participa DF surge para incentivar o exercício da cidadania, integrando a participação da população nas ações promovidas pelo governo.

Sob o comando da Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF), o Participa DF segue o direcionamento do Governo Federal em unificar suas ferramentas de relacionamento com o cidadão que até então eram separadas. A ferramenta transforma e facilita a forma com que as pessoas dialogam com o Governo do Distrito Federal, abrigando os sistemas OUV-DF, e-SIC e pedidos de acesso à informação, fazendo com que elas participem ativamente do governo.

Além disso, a nova plataforma contará com atendimento de inteligência artificial: a robô IZA, que irá classificar automaticamente a demanda como reclamação, sugestão, denúncia, solicitação, informação ou elogio, interpretando o relato do usuário, simplificando o atendimento e o tornando interativo

Ao acessar os antigos endereços da ouvidoria e do serviço de informações ao cidadão, o usuário será automaticamente encaminhado para o portal do Participa DF (www.participa.df.gov.br). No primeiro acesso, o cadastro deve ser atualizado, logo após será solicitado login e senha. Os cadastrados que já utilizavam o OUV-DF terão que definir uma nova senha. Já quem usava o e-SIC terá que cadastrar um novo login e uma nova senha por meio do CPF.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação