Infraestrutura/

Bueiros se transformaram em armadilhas para pedestres e veículos no DF

Pessoas caindo em buracos abertos está se tornando ato corriqueiro no DF. Os furtos de tampas e a falta de fiscalização e de manutenção das bocas de lobo colocam a população em situação de risco de acidentes

José Augusto Limão*
postado em 20/12/2022 06:00 / atualizado em 20/12/2022 17:09
 (crédito: José Augusto Limão / C.B / D. A Press)
(crédito: José Augusto Limão / C.B / D. A Press)

Construídos com o objetivo de escoar a água da rua, os bueiros se tornaram armadilhas perigosas para a população. O Correio percorreu as vias do Guará 1 e observou diversas valas abertas. O caso que chama mais atenção é o buraco que fica em frente ao Centro de Ensino Fundamental 01, onde os moradores tiveram que improvisar uma sinalização com galhos de árvores e papelões para evitar mais acidentes.

O comerciante João Batista, 48, diz que os moradores já fizeram várias reclamações, mas o problema persiste. "Direto a gente consegue ver as pessoas caindo nesse bueiro. Ontem mesmo um carro estourou o pneu da frente nesse buraco, a gente que ajudou a tirar o veículo. O pessoal rouba direto essa tampa, é colocar e eles vêm e pegam", conta.

O furto de tampas de bueiros tornou-se uma atividade comum e até lucrativa, uma vez que o material é facilmente comercializado no mercado paralelo. O advogado e presidente da comissão de direito administrativo da OAB-DF, Samuel Souza, diz que é necessário investigar quem está comprando esse material, para acabar com a prática. "Receptação de produto de roubo é crime e deve ser combatido pelo Estado com rigor," ressalta.

O especialista também destaca outras atitudes que devem ser adotadas pelos gestores. "Quando a tampa é recorrentemente roubada, o Estado deve fiscalizar e empenhar esforços para coibir a prática, seja reforçando o policiamento no local, seja alterando o material das tampas para evitar que essas sejam cobiçadas pelos ladrões", explica. 

Os acidentes em bueiros descobertos podem acarretar lesões graves. Há um mês, o aposentado Renato Ribeiro, 56, bateu em um desses buracos com a moto. Ele machucou o joelho e teve uma escoriação no braço. "Mas poderia ser pior, a sorte é que eu vestia uma jaqueta", ressalta.

As bocas de lobo com uma estrutura inadequadas e sem manutenção podem oferecer riscos à vida. Durante ou logo após uma chuva forte com enchente, as pessoas podem ser arrastadas para essas aberturas. O professor de Engenharia Civil da Universidade de Brasília (UNB), Arthur Tavares Schleicher, ressaltou que a falta da tampa, caixas de inspeção ou grelhas pode acarretar riscos aos veículos e pedestres que podem cair nessas aberturas.

Em nota, a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) explicou que as regiões que têm mais casos de bueiros sujos são Ceilândia, Taguatinga, Gama e Santa Maria por causa da densidade populacional e extensão territorial dessas cidades. "O prazo previsto para atendimento das demandas de ouvidoria é de 60 dias, contudo o cumprimento do prazo depende da capacidade operacional e disponibilidade de insumos. Os casos emergenciais são atendidos antes deste prazo", diz um trecho da nota.

A Novacap acrescenta que tem uma divisão exclusiva para realizar a manutenção do sistema de drenagem pluvial de todo DF e faz as atividades ao longo do ano. Além de disponibilizar tampas de bueiro para substituição para todas as regiões administrativas. Nos meses que precedem o período chuvoso, as equipes são reforçadas com reeducandos do sistema prisional para intensificar os serviços nos locais mais críticos. Para aumentar a capacidade da prestação do serviço, a Novacap realizou a contratação da execução do serviço para aumentar a capacidade operacional de atendimento.

Até novembro de 2022, foram limpos 11.784 bueiros e reparados 2.384 dispositivos. A população deve comunicar à Polícia Militar do DF (PMDF) os casos de furtos de bueiros e grelhas, não jogar lixo na rua, além de não estacionar nas lajes de concreto que compõem as bocas de lobo.

*Estagiário sob a supervisão de Márcia Machado

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • Quem passou por essa situação foi Renato Ribeiro, 56, o aposentado sofreu um acidente enquanto andava de moto
    Quem passou por essa situação foi Renato Ribeiro, 56, o aposentado sofreu um acidente enquanto andava de moto Foto: José Augusto Limão / C.B / D. A Press
  • No Guará 1 moradores reclama de diversos bueiros sem tampas de proteção
    No Guará 1 moradores reclama de diversos bueiros sem tampas de proteção Foto: José Augusto Limão / C.B / D. A Press
  • No Guará 1 moradores reclama de diversos bueiros sem tampas de proteção
    No Guará 1 moradores reclama de diversos bueiros sem tampas de proteção Foto: José Augusto Limão / C.B / D. A Press
  • Moradores do Guará 1 usam galhos de árvores para fazer a sinalização de bueiros abertos
    Moradores do Guará 1 usam galhos de árvores para fazer a sinalização de bueiros abertos Foto: José Augusto Limão / C.B / D. A Press
  • Moradores do Guará 1 usam galhos de árvores para fazer a sinalização de bueiros abertos
    Moradores do Guará 1 usam galhos de árvores para fazer a sinalização de bueiros abertos Foto: José Augusto Limão / C.B / D. A Press
  • Bueiros descobertos em frente ao Centro de Ensino Fundamento 01, Guará 01
    Bueiros descobertos em frente ao Centro de Ensino Fundamento 01, Guará 01 Foto: José Augusto Limão / C.B / D. A Press
  • Em frente ao Centro de Ensino Fundamental 01, moradores fazem sinalização de bueiro descoberto
    Em frente ao Centro de Ensino Fundamental 01, moradores fazem sinalização de bueiro descoberto Foto: José Augusto Limão / C.B / D. A Press
  • Bueiros com problemas no Guará 1 , moradores reclamam da situação
    Bueiros com problemas no Guará 1 , moradores reclamam da situação Foto: José Augusto Limão / C.B / D. A Press
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação