ATOS GOLPISTAS

Vacina contra covid para golpistas presos é facultativa, diz Seape

A vacinação é feita durante triagem médica realizada quando o preso ingressa no Complexo Penitenciário da Papuda ou na Colmeia, a penitenciária feminina do DF

Talita de Souza
postado em 12/01/2023 19:52
 (crédito: Carlos Vieira/CB/D.A Press)
(crédito: Carlos Vieira/CB/D.A Press)

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária do Distrito Federal (Seape-DF) informou, nesta quinta-feira (12/1), que os bolsonaristas presos durante os atos golpistas de domingo (8/1) são vacinados contra a covid-19 apenas se decidirem, de maneira autônoma, receber o imunizante. A vacinação é feita durante triagem médica realizada quando o detento ingressa no Complexo Penitenciário da Papuda ou na Colmeia, a penitenciária feminina do DF.

O processo de entrada dos presos nos presídios viralizou nas redes sociais após a imprensa detalhar o caminho dos golpistas até a cela. O detalhe da vacinação foi o que mais chamou a atenção, visto que os bolsonaristas, em grande parte, são contrários à imunização contra a covid-19.

Em nota, a Seape frisou que não há obrigatoriedade dos detentos em tomar o imunizante. “É oferecida ao custodiado a possibilidade de se imunizar, sendo ofertada, dentre outras, a vacinação contra o Coronavírus, sendo facultado o recebimento”, diz o texto enviado ao Correio.

Além da vacinação, os golpistas são testados para verificar se estão com o vírus ativo. São feitos, também, exames de controle de pressão arterial, diabetes, e busca de outras doenças, como tuberculose, sífilis e HIV positivo. Até o momento, 1.167 pessoas foram encaminhadas para o sistema prisional do DF: 674 homens foram para a Papuda e 493 mulheres para a Colmeia.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE