Investigação

Servidores da Saúde envolvidos em ato golpista na Esplanada são identificados

Três servidores da Secretaria de Saúde do DF foram identificados pela Controladoria-Geral do DF por suposta participação em atos antidemocráticos na Praça dos Três Poderes

Correio Braziliense
postado em 12/01/2023 23:12
 (crédito: Ed Alves/CB/ DA press)
(crédito: Ed Alves/CB/ DA press)

Três servidores públicos da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) envolvidos nos atos terroristas do último domingo (8/1), na Praça dos Três Poderes, foram identificados, na tarde desta quinta-feira (12/1), pela Controladoria-Geral do DF (CGDF). O grupo foi preso por suposto envolvimento nas protestos antidemocráticos ocorridos no último domingo (8/1). 

Desses três servidores, dois estão aposentados e apenas um tem vínculo ativo com o GDF. Outros casos estão sob investigação da Controladoria do DF. Em 9 de janeiro, a CGDF abriu processo investigativo preliminar para apurar possível participação de servidores do GDF em atos de invasão e depredação de patrimônios públicos, durante o ocorrido em 8 de janeiro, na Esplanada dos Ministérios.

Foi reforçado que os servidores civis, em exercício, fossem identificados como tendo participado ou contribuído em condutas irregulares seriam responsabilizados no rigor da lei. A Secretaria de Saúde do DF foi procurada pela reportagem para se pronunciar sobre as acusações, e aguarda um retorno. O espaço segue aberto para posicionamentos.

Canal de denúncias

O Participa DF (participa.df.gov.br) é o canal oficial para fazer as denúncias relacionadas aos servidores do GDF que, em exercício da função, se envolveram em possíveis irregularidades durante o ato terrorista. O site funciona sem limite de horário e é possível anexar documentos, fotos e vídeos como prova do registro.

É possível, inclusive, realizar a denúncia de forma anônima, porém o denunciante não consegue acompanhar a evolução do registro por conta do anonimato. Já os que se identificarem podem acompanhar a resposta no próprio endereço.

O canal também serve para denúncias de outra natureza e que envolvam servidores e serviços públicos, além de reclamações, solicitações de serviços, elogios e pedidos de informação e de acesso à informação.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Com informações da CGDF

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE