Com plantio de 1,7 mil mudas de espécies nativas do cerrado, a Universidade de Brasília (UnB) terá 4,37 hectares de área revitalizada — próxima ao Centro Olímpico da instituição — por meio do projeto Recupera Cerrado, na Orla Norte do Paranoá. A vegetação que será recuperada no campus Darcy Ribeiro corresponde a 11% desta etapa do projeto. A expectativa é de que o plantio das mudas seja concluído neste semestre.
Saiba Mais
O projeto é uma continuação do projeto de recuperação de áreas degradadas e danos nas Áreas de Preservação Permanente (APPs) da Orla do Lago Paranoá. Ao todo, o projeto Orla pretende regenerar 40 hectares de cerrado e conta com R$ 1,2 milhão em recursos, vindos de compensação florestal.
Entre as espécies que serão plantadas, há diversos tipos de ipês e árvores frutíferas. O projeto prevê a retirada de plantas exóticas e invasoras para permitir que a vegetação nativa do cerrado possa se restabelecer no local. Em agosto e outubro do ano passado, o espaço a ser recuperado nas imediações do Centro Olímpico recebeu visitas técnicas para avaliação do cenário.
A recuperação da vegetação será realizada de forma manual e semimecanizada. Antes e durante o plantio, haverá controle de formigas. O combate a espécies exóticas e invasoras, principalmente gramíneas, também faz parte do processo. O plantio é feito manualmente.
Para garantir o desenvolvimento das mudas, elas serão alocadas em berços apropriados para cada espécie, com adubação adequada. A fim de que não falte hidratação, será usado o hidrogel, que serve como uma reserva hídrica em períodos de estiagem, tendo capacidade de absorção e liberação de água e nutrientes.
Após as mudas serem plantadas, o desenvolvimento delas será acompanhado, especialmente quanto a pragas e doenças. Além disso, tutores de bambu serão instalados para evitar a ação danosa dos ventos e sustentar o caule da planta.
Periodicamente será realizada a manutenção da área em recuperação, com controle de formigas, adubação, combate às espécies invasoras e replantio.
Saiba Mais
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Notícias no celular
O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Caso tenha alguma dificuldade ao acessar o link, basta adicionar o número (61) 99555-2589 na sua lista de contatos.
Com informações da Secom UnB
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.