Solidariedade

Alunos do curso de formação do Corpo de Bombeiros doam sangue no Hemocentro

Em comemoração ao 42º aniversário da Academia de Bombeiros Militar do DF, cerca de 60 cadetes fizeram a coleta no Hemocentro de Brasília e na Clínica São Lucas. Estoques de determinados tipos sanguíneos estão abaixo do ideal

José Augusto Limão*
postado em 14/03/2023 07:00
 (crédito:  Mariana Lins )
(crédito: Mariana Lins )

Cerca de 60 alunos da Academia de Bombeiros Militar do DF realizaram, nesta segunda-feira (13/3), doação coletiva de sangue. A atividade solidária foi realizada em comemoração ao 42º aniversário da academia, que terá outras ações durante os próximos dias. 

Segundo a cadete Danielle Teixeira da Silva, 28, a ação da instituição atende o chamado da vida e vai ajudar na reposição dos estoques de sangue que, atualmente, estão abaixo do desejado. "Ontem ficamos sabendo que o estoque do tipo O negativo está crítico e a gente está muito feliz de contribuir", conta a oficial. 

A aluna do 2º ano do curso de formação de oficiais Gabriella Britto, 33, exaltou a iniciativa dos bombeiros, que rotineiramente salvam vidas, mas ontem atuaram de outra forma. "Eu já tenho o costume de realizar a doação de sangue e o Corpo de Bombeiros também tem o hábito de fazer essas ações, ou seja, foi uma feliz união", contou a cadete. 

Como o Hemocentro de Brasília não conseguiria atender a todos ao mesmo tempo, alguns oficiais realizaram a coleta na Clínica São Lucas.

 A cadete Gabriella Britto foi umas oficiais da corporação que participaram da ação dos bombeiros
A cadete Gabriella Britto foi umas oficiais da corporação que participaram da ação dos bombeiros (foto: Mariana Lins )

Academia de portas abertas

A Academia de Bombeiros Militar do DF é responsável em formar os futuros oficiais da corporação, que estarão à frente das atividades operacionais. Além da doação, a corporação irá realizar o evento Academia de Portas Abertas para receber a comunidade, no próximo sábado (18/3), das 9h às 12h. "O evento será gratuito. Vamos atender crianças de projetos sociais para mostrar a elas como é o dia de um bombeiro", explica o comandante da academia, Clayson Augusto.

 13/03/2023. Crédito: Mariana Lins/Esp.CB/D.A Press.Doação de sangue do corpo de bombeiros no hemocentro de Brasilia.Cadete Mirian oliveira da silva.
13/03/2023. Crédito: Mariana Lins/Esp.CB/D.A Press.Doação de sangue do corpo de bombeiros no hemocentro de Brasilia.Cadete Mirian oliveira da silva. (foto: Mariana Lins )

Doe sangue também

Segundo a Fundação Hemocentro de Brasília, os estoques de sangue estão abaixo do ideal estratégico, principalmente para os tipos sanguíneos O positivo, O negativo, B negativo e AB negativo. Os estoques para os tipos B positivo, B positivo, A positivo e A negativo estão regulares. Para doar, é necessário agendar horário, pelo site Agenda DF (agenda.df.gov.br) ou pelo telefone 160 — opção 2.

O horário de funcionamento do Hemocentro de Brasília é de segunda a sábado, das 7h15 às 18h, na Asa Norte, próximo ao Hran e à Fepecs.

Nesta quarta-feira (15/3), a unidade móvel vai atender doadores de sangue na Casa da Mulher Brasileira, em Ceilândia, entre 9h e 16h. Todas as vagas já foram preenchidas, porém será possível realizar encaixe de doadores não agendados, dependendo da disponibilidade.

Já na quinta-feira (16/3), a ação será, entre 9h e 16h, no estacionamento 13 do Parque da Cidade, que ainda conta com vagas disponíveis no site Agenda DF. 

*Estagiário sob a supervisão de Patrick Selvatti

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para contato. Clique aqui e mande o e-mail.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE