IBGE

Para atingir a meta do Censo, IBGE fará busca ativa

Sem alcançar o índice necessário para resultados confiáveis, recenseadores realizarão ação, neste domingo (26/3), no Eixão do Lazer, para conscientizar moradores da região central do Distrito Federal e coletar dados daqueles que ainda não receberam os pesquisadores em suas residências

Arthur de Souza
postado em 24/03/2023 06:00
 (crédito: Tânia Rêgo/Agência Brasil)
(crédito: Tânia Rêgo/Agência Brasil)

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) vai promover uma ação de divulgação e coleta do Censo 2022, no Eixão do Lazer. O evento acontece neste domingo, na região próxima às quadras 109/209 Norte, das 8h às 14h. De acordo com o instituto, além de divulgar o Censo, a ação pretende realizar a coleta de informações dos moradores da Asa Norte que, segundo o IBGE, é uma das que estão apresentando mais dificuldades de atingir a porcentagem mínima para o fechamento da pesquisa.

No evento, estarão presentes representantes do IBGE e recenseadores, que realizarão a coleta com aqueles que ainda não tiverem respondido ao Censo. Além disso, servidores se disponibilizarão para o esclarecimento de dúvidas e instrução da população para que liguem para o número 0800 721 8181 e respondam a pesquisa. Analista do IBGE no DF, Michella Reis ressalta a importância de atingir o índice. “É importante contemplar o mínimo dos domicílios dentro de cada setor censitário, para inferirmos o mínimo possível os dados. Isso garante um retrato mais próximo da realidade que os residentes em Brasília vivenciam”, aponta.

Algumas regiões do DF — Asa Norte, Lago Norte, Lago Sul, Park Way e Guará II — não chegaram ao percentual mínimo de 95% de recenseamento e, por isso, ainda estão abertas para a coleta de dados dos moradores. Segundo a analista, existe uma dificuldade histórica para a coleta de dados nesses locais de renda mais alta, que se dá por uma soma de fatores. “Existe mais relutância e insegurança, além de uma falta de conhecimento em relação ao IBGE e a importância para as políticas públicas do país”, comenta.

“Além disso, muitos moradores são difíceis de serem encontrados e, às vezes, esbarramos na dificuldade junto aos porteiros e síndicos também”, lamenta. Por isso, de acordo com Michella Reis, o IBGE criou parcerias com as administrações regionais e outras entidades do GDF. “São elas que culminam em ações como a que vai acontecer no domingo. Todos os órgãos públicos entendem a importância do IBGE”, ressalta.

Otimismo

Apesar do atraso em algumas regiões administrativas, a analista do IBGE no DF destaca que, de forma geral, a capital do país está bem próxima de atingir a meta estipulada. “Passamos de 93% dos setores coletados. No final de abril, o IBGE pretende fazer a primeira divulgação do censo”, revela. “Depois disso, vamos aos poucos divulgando a imensidade de dados que levantamos”, complementa Michella Reis. De acordo com uma prévia, divulgada em dezembro de 2022 pelo instituto, Brasília tem uma população de quase 3 milhões — são 2.923.369 habitantes.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE