audiência pública

Infestação de carrapatos no Lago será discutida em audiência pública

Convocação do Vice-Presidente da CLDF, Ricardo Vale (PT), ocorre após a suspeita de ocorrência do primeiro caso de febre maculosa na Capital Federal

30/08/2020 Crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press. Brasil. Brasília - DF. Movimentacao na orla do Lago Paranoa. Ponte JK. -  (crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)
30/08/2020 Crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press. Brasil. Brasília - DF. Movimentacao na orla do Lago Paranoa. Ponte JK. - (crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)
Correio Braziliense
postado em 13/09/2023 09:26

O  Vice-Presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), deputado Ricardo Vale (PT), protocolou um requerimento convocando audiência pública para o próximo dia 28, com a finalidade de discutir a infestação de carrapatos na orla do Lago Paranoá e as implicações dos parasitas na saúde pública do DF. A solicitação ocorreu após a suspeita do primeiro caso de febre maculosa na capital, registrado esta semana e em análise pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen). Nesta quarta-feira, a Secretaria de Saúde admitiu que, em vez de um, são 42 casos em investigação.  

A pasta aguarda a conclusão das análises laboratoriais para se posicionar e apresentar as medidas sanitárias cabíveis. No entanto, ainda no início de agosto, o parlamentar havia pedido informações aos órgãos ambientais do DF sobre quais as medidas preventivas foram adotadas contra as doenças causadas pelos carrapatos identificados na orla do Lago Paranoá. O pedido de esclarecimentos foi destinado à Secretaria de Meio Ambiente do Distrito Federal (Sema-DF) e ao Instituto Brasília Ambiental (Ibram-DF), devido a intensificação da presença de capivaras — principais hospedeiros de carrapatos — na orla do Lago no período da seca.

O IBRAM informou, em resposta, que o DF não é uma área endêmica para febre maculosa, uma vez que não foi identificado nenhum óbito pela doença na região, nos últimos 20 anos, segundo dados do Ministério da Saúde. “Com a notícia de um possível caso, precisamos nos antecipar a uma eventual crise sanitária e tranquilizar a população sobre o cenário local e os cuidados que devem ser tomados rotineiramente”, disse Vale. O distrital também afirmou que além dos humanos, pets podem ser picados pelos carrapatos, e a população precisa estar orientada.

Serviço:
Audiência Pública para debater a infestação do carrapato estrela na Orla do Lago Paranoá
Dia: 28/9
Horário: 9h30
Local: Sala de Comissões da Casa

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação