Autoestima

Desfile de moda enaltece a beleza das mulheres da terceira idade no DF

Na passarela, as modelos desfilaram com a temática "Saudosos Carnavais" e emocionaram o grande público em um show de encanto e ousadia

Desfile GMV Fashion Show, do Sesc Ceilândia, com mulheres da terceira idade.  -  (crédito:  Sesc Ceilândia / Gabriel Moreira  )
Desfile GMV Fashion Show, do Sesc Ceilândia, com mulheres da terceira idade. - (crédito: Sesc Ceilândia / Gabriel Moreira )
postado em 26/12/2023 14:18 / atualizado em 26/12/2023 14:28

Enaltecer a beleza das mulheres da terceira idade e promover a autoestima. Este foi o objetivo do desfile do GMV Fashion Show, realizado este mês pelo Sesc de Ceilândia. O evento contou com a participação de 20 mulheres idosas do Distrito Federal e funcionou como culminância do curso de moda e beleza desenvolvido na instituição ao longo dos útimos 5 meses. Na passarela, as modelos desfilaram com a temática “Saudosos Carnavais” e emocionaram o grande público em um show de encanto, ousadia e beleza. O Grupo dos Mais Vividos conta com aproximadamente 300 idosos e propõe ações de combate ao etarismo e ao isolamento social.

 

Desfile GMV Fashion Show enaltece beleza das mulheres da terceira idade, em Ceilândia.
Fran Rolim, 72 anos, desfilando na passarela do GMV Fashion Show. (foto: Sesc Ceilândia / Divulgação )

“Antes de desfilar, olhei no espelho e perguntei se era eu mesma. Nunca imaginei que fosse passar por aquilo. Agradeci tanto a Deus. Me senti como se tivesse com 20 anos”, disse a aposentada Fran Rolim, de 72 anos. “O curso me trouxe uma autoestima muito grande. Me senti linda, bem vestida e fashion. Na nossa idade, jamais esperava um momento daquele tão lindo. Nossas famílias presentes, nossos amigos e todo mundo nos prestigiando. Vendo que éramos capazes”, acrescentou.

Desfile GMV Fashion Show enaltece beleza das mulheres da terceira idade, em Ceilândia.
Ex-Mister Brasil e professor do Sesc Ceilândia, Leonardo Romanzeira. (foto: Sesc Ceilândia / Divulgação )

No curso, as participantes tiveram a oportunidade de aprender sobre moda, nutrição, maquiagem, etiqueta social, técnicas de vídeo, fotografia e teatro. As atividades foram conduzidas pelo ex-Mister Brasil e professor do Sesc Ceilândia, Leonardo Romanzeira. “Poder desenvolver a prática de temáticas que desencadearam na valorização da vida e da autoestima foi muito gratificante para mim. A mudança foi expressiva e positiva. Desde o humor até na postura. Elas passaram a acreditar mais em si e se tornaram mais confiantes e decididas. Foi lindo ver todo esse processo, fruto de muito trabalho e força em Deus."

Desfile GMV Fashion Show enaltece beleza das mulheres da terceira idade, em Ceilândia.
Lourdes Tenório, 73 anos, desfilando na passarela do GMV Fashion Show. (foto: Sesc Ceilândia / Divulgação )

A aposentada Lourdes Tenório, 73, revelou que se sentia tímida e insegura antes de participar do curso. “Eu tinha medo de falar com as pessoas e hoje eu me sinto forte e desinibida. Sinto mais vontade de viver, de trocar de roupa, de me pentear, colocar batom e perfume. Sinto vontade até de ver o dia amanhecer. Nunca imaginei que eu fosse entrar numa passarela e ver familiares, amigos e aquele público todo me aplaudindo. Meus familiares me veem outra mulher. Eu sou outra Lourdes."

Assista ao vídeo do desfile

Esta foi a primeira vez que um projeto de moda desembarcou no GMV. A assistente social do Sesc Ceilândia, Layse Tannus contou que o projeto se destacou e que teve um grande impacto na vida das participantes. “A gente ouviu vários relatos e feedbacks especiais. Até dos familiares. A ação combateu o isolamento social e promoveu mudanças de perspectivas. A gente conseguiu perceber nitidamente em cada uma delas."


Gerente de Assistência Social do Sesc-DF, Adriana Costa e Assistente Social do Sesc-Ceilândia,  Layse Tannus, no Desfile GMV Fashion Show.
Gerente de Assistência Social do Sesc-DF, Adriana Costa e Assistente Social do Sesc-Ceilândia, Layse Tannus, no Desfile GMV Fashion Show. (foto: Sesc Ceilândia / Divulgação )


Projeto continua em 2024

Em 2024, o projeto pretende alçar voos maiores e atender outras unidades do Sesc-DF, que atualmente conta com aproximadamente 300 idosos. A gerente de Assistência Social do Sesc-DF, Adriana Costa Batista, reforçou a presença da ação no calendário e destacou a questão da valorização da pessoa idosa. “O projeto impactou positivamente nas famílias das participantes. Eram mulheres que estavam com a autoestima baixa e não se sentiam valorizadas. Não se olhavam no espelho e não se sentiam capazes. Reforçamos a importância da questão intergeracional na relação de netos, filhos e avós. É uma questão que a gente precisa trabalhar sempre, até porque estamos envelhecendo. Quando a gente faz um projeto como esse, quebramos as barreiras do preconceito.”

 

Desfile GMV Fashion Show com mulheres da terceira idade.
Desfile GMV Fashion Show, do Sesc Ceilândia, com mulheres da terceira idade. (foto: Divulgação / Sesc Ceilândia )

 

  • Desfile GMV Fashion Show, do Sesc Ceilândia, com mulheres da terceira idade.
    Desfile GMV Fashion Show, do Sesc Ceilândia, com mulheres da terceira idade. Foto: Sesc Ceilândia / Gabriel Moreira
  • Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
-->