Transporte

CLDF aprova projeto que cria "Cartão Família" para uso no transporte público

De autoria do deputado Chico Vigilante (PT), o cartão permite que até seis membros de uma mesma família utilizem ônibus e metrô pagando uma tarifa apenas

 04/11/2024 Crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press. Brasil. Brasília - DF -  Núcleo Rural ganhará nova linha de ônibus. -  (crédito:  Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)
04/11/2024 Crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press. Brasil. Brasília - DF - Núcleo Rural ganhará nova linha de ônibus. - (crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)

Os deputados distritais aprovaram, nesta quarta-feira (27/11), um projeto de lei que permite que até seis membros de uma mesma família utilizem o transporte público pagando apenas uma tarifa.

O projeto, de autoria do deputado Chico Vigilante (PT), propõe a criação do “Cartão Família”, válido exclusivamente aos sábados, domingos e feriados, para uso em ônibus e no metrô.

Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular

“O Cartão Família no Distrito Federal tem como objetivo proporcionar maior mobilidade urbana, facilitar o acesso ao transporte público e oferecer uma opção econômica para o lazer familiar. Além disso, a medida contribui para a diminuição da emissão de poluentes, o alívio do trânsito e a ocupação dos espaços públicos, promovendo uma cidade mais sustentável e acessível para todos”, justificou o parlamentar, destacando que  iniciativa já foi implementada em Goiânia (GO).

O texto recebeu parecer favorável das comissões de Transporte e Mobilidade Urbana (CMTU), Assuntos Sociais (CAS) e Constituição e Justiça (CCJ) antes de ser aprovado no plenário. Agora, segue para sanção, ou não, do governador Ibaneis Rocha (MDB).

postado em 27/11/2024 21:59 / atualizado em 28/11/2024 16:09
x