O novo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) Migrantes foi inaugurado nesta quarta-feira (27/11) pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes-DF). O espaço oferecerá atendimento multilíngue a imigrantes, refugiados e apátridas que sejam vítimas de violações de direitos.
Desde 2022, a equipe especializada no atendimento a imigrantes atuava junto ao Creas da Diversidade, localizado nas quadras 614/615 da L2 Sul. Agora, o centro de referência conta com salas exclusivas na Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF), no Edifício Rossi Esplanada Business, ao lado do Hospital Regional da Asa Norte (Hran).
- Conheça algumas histórias de refugiados instalados no Distrito Federal
- Refugiados vivem rotina de dificuldades e esperanças no DF
- Lei a favor de imigrantes é sancionada, mas depende de regulamentação
A unidade funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, oferecendo serviços socioassistenciais e inclusão em programas sociais para imigrantes, refugiados e apátridas vítimas de xenofobia, tráfico de pessoas e dificuldades de integração, como barreiras linguísticas e culturais. Os interessados podem se dirigir diretamente à unidade para orientações ou ser encaminhados por diversos órgãos.
Ao contrário do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), que foca na prevenção, o atendimento no Creas não é agendado pelo 156 ou por meio do site. O público atendido nas unidades do Creas são pessoas vítimas de violações de direitos, como violência, negligência, abandono familiar, entre outras, sendo necessária uma avaliação de cada caso.
Cidades DF
Cidades DF
Cidades DF
Cidades DF