Tempo

Último sábado de 2024 é marcado por chuva forte no Distrito Federal

Apesar das pancadas de chuva isoladas, as temperaturas se mantiveram amenas, com máxima de 28ºC, e umidade relativa do ar variando entre 60% e 90%

 20/04/2023. Crédito: Minervino Júnior/CB/D.A Press. Brasil.  Brasilia - DF. Caderno Aniversário de Brasília. Movimenmtação de pessoas na Plataforma da Rodoviária. Chuva em Brasília. -  (crédito: Minervino Júnior/CB/D.A.Press)
x
20/04/2023. Crédito: Minervino Júnior/CB/D.A Press. Brasil. Brasilia - DF. Caderno Aniversário de Brasília. Movimenmtação de pessoas na Plataforma da Rodoviária. Chuva em Brasília. - (crédito: Minervino Júnior/CB/D.A.Press)

Nem na reta final do ano, a chuva deu trégua aos brasilienses. Quem saiu de casa para aproveitar a tarde deste último sábado do ano (28/12), se deparou com chuva em diversos pontos da capital brasiliense. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o dia será marcado por pancadas de chuva isoladas, com trovoadas pela tarde e noite. As temperaturas se mantêm amenas, com mínima de 18°C e máxima de 28°C, e umidade relativa do ar variando entre 60% e 90%.

De acordo com a previsão, no período da tarde haverá rajadas de vento moderadas do nordeste e sul (NE-S). À noite, o cenário permanece semelhante, com ventos fracos variando entre sudeste e sudoeste (SE-SW).

Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular

Cuidado!

O Inmet emitiu alerta laranja de chuvas intensas. Nesse nível, há risco potencial de chuva entre 30 e 60 mm/h ou até 100 mm ao longo do dia, além de ventos intensos, que podem atingir velocidades entre 60 e 100 km/h. O instituto alerta para o risco de corte de energia elétrica, queda de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

Durante as rajadas de vento, recomenda-se não buscar abrigo sob árvores ou estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, devido ao risco de quedas. Aparelhos elétricos devem ser desligados, assim como o quadro geral de energia, como medida de segurança.

Em caso de emergência, a Defesa Civil (199) e o Corpo de Bombeiros (193) estão à disposição para atender a população.

Carlos Silva
postado em 28/12/2024 19:59