
Clima ameno, cultura popular e uma pausa na rotina... O feriado de Corpus Christi, hoje e amanhã, oferece uma programação variada para quem vai ficar no Distrito Federal. Na agenda, que mistura lazer, fé e conhecimento, além de entrada gratuita na maioria dos eventos, estão tradições religiosas, festas juninas, exposições, ciência interativa e city tours.
Hoje, a Esplanada dos Ministérios amanhece colorida pelos tradicionais tapetes de Corpus Christi. A partir das 6h, fiéis se dedicam à confecção dos desenhos no gramado central, preparando o espaço para a missa campal, às 17h, em frente à Catedral Metropolitana. A celebração será presidida pelo cardeal Dom Paulo Cezar Costa e terá cortejo clerical, bênçãos especiais e procissão. Devotos podem levar uma vela para acender no fim da missa.
Fazem parte da programação religiosa uma missa solene, às 9h, no Santuário do Santíssimo Sacramento, na 606 Sul; e uma tenda montada na Esplanada, a partir das 14h45, com louvores e estrutura para receber a confissão de fiés, até o fim da tarde. Amanhã, o Santuário celebra o Arraiá do Santíssimo, com quadrilhas, forró e barraquinhas após a adoração perpétua. A entrada é gratuita, mas doações de agasalhos e alimentos são bem-vindas.
Opções
Fora do circuito litúrgico, a partir das 10h de hoje, os ônibus panorâmicos do CityTour Cívico saem da Torre de TV para um passeio gratuito por ícones como o Congresso Nacional, o Memorial JK e a Praça dos Três Poderes. É necessário se inscrever on-line, mas há vagas de encaixe por ordem de chegada.
As tradicionais festas juninas, que celebram Santo Antônio, São João e São Pedro, aquecem o DF neste feriado. A oitava edição do São João do Guará começa às 17h, em frente ao Edifício Consei, no Guará II. A programação terá quadrilhas, forró pé de serra e barracas de comidas típicas, com entrada a R$ 20, pelo aplicativo Sympla, ou presencialmente, na bilheteria do evento.
O Sesc-DF promove o evento Tradições Juninas nas unidade de Ceilândia, Taguatinga Norte, 504 Sul, Gama, Guará e Taguatinga Sul, até 12 de julho, com música ao vivo, quadrilhas e comidas típicas. Neste sábado e no domingo, acontece o Festival de Quadrilhas na 504 Sul. A entrada é gratuita, mediante doação de 1kg de alimento.
No Museu Nacional da República, a Brasília Design Week (BDW25) terá exposições e oficinas gratuitas, das 9h às 18h30. O mobiliário sustentável será tema de uma conversa, às 15h, no auditório do museu. No Setor Bancário Sul, a Caixa Cultural exibe, até as 21h, a exposição Frequências Urbanas, com grafites e instalações de artistas de 15 países.
Ao lado da Rodoviária do Plano Piloto, no SESI Lab, das 9h às 18h, a mostra Energia, Sou Watt? convida os visitantes a criar cenários de transição energética em estações multimídia. O acesso é gratuito. No CCBB, os projetos educativos Pintura do Sertão, às 10h, e Parangolés de São João, às 14h, promovem oficinas temáticas juninas. Os ingressos podem ser retirados no site ou na bilheteria do centro cultural.
O QUE ABRE E O QUE FECHA
Museu Nacional, Espaço Renato Russo e Teatro Nacional mantêm as portas abertas. Já a Biblioteca Nacional, a Casa do Cantador e o Memorial dos Povos Indígenas só reabrem no fim de semana. Agências bancárias do BRB fecham hoje e retomam o atendimento amanhã. A Torre de TV funciona normalmente, das 9h às 18h45. Além de ser ponto de partida para o CityTour, o local oferece uma das vistas mais privilegiadas da capital.
O Parque da Cidade, o Olhos d’Água e o Parque Ecológico de Águas Claras estarão abertos para caminhadas, piqueniques e passeios em família, com entrada gratuita. No Jardim Botânico, o ingresso custa R$ 5 (à vista, débito ou pix). As trilhas do local são uma opção tanto para quam busca sossego quanto para os amantes da natureza e da fotografia, com funcionamento das 9h às 17h. O Zoológico de Brasília permanece fechado em razão da gripe aviária. A expectativa é de clima ameno e céu parcialmente nublado, típico desta época do ano.
Hoje, os ônibus circularão com tabela de sábado e amanhã voltam à escala de dias úteis. O Metrô-DF opera normalmente nos dois dias, das 5h30 às 23h30. Unidades do Na Hora, do Procon, do Detran e escolas públicas estarão fechadas hoje, com funcionamento variado amanhã. O ideal é consultar antes de sair de casa. Os restaurantes comunitários de Planaltina, Samambaia e Paranoá estarão em manutenção. Os demais abrirão normalmente. Caesb, CEB, Defensoria Pública e SLU atendem em regime de plantão.
As delegacias da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) funcionarão normalmente durante o feriado, 24 horas por dia, inclusive as Delegacias de Atendimento à Mulher (DEAM I e II) e as Delegacias da Criança e do Adolescente (DCA I e II).
Lojas de rua e dos shoppings podem abrir hoje e amanhã. O funcionamento ficará a critério de cada empresário, conforme convenção coletiva. Nos shoppings, as lojas devem funcionar das 14h às 20h, e praças de alimentação, das 12h às 22h. No comércio de rua, a abertura é facultativa. Supermercados funcionam normalmente, com horários definidos por cada rede.
*Estagiária sob a supervisão de Eduardo Pinho
Saiba Mais
Cidades DF
Cidades DF
Cidades DF