FAIXA DE GAZA

Ato pede libertação de ativistas em Gaza, entre eles o brasiliense Thiago Ávila

Manifestação é organizada pelo Comitê de Solidariedade Palestina Livre e busca dar mais visibilidade à situação dos voluntários que levaram ajuda humanitária a Gaza, entre eles o brasiliense Thiago Ávila

A Praça dos Três Poderes receberá, nesta segunda-feira (9/6) às 17h, uma manifestação em favor da libertação dos 12 ativistas que levavam ajuda humanitária a Gaza e tiveram o barco interceptado pelo governo israelense. Entre os integrantes do grupo está o brasiliense Thiago Ávila. O ato é organizado pelo Comitê de Solidariedade Palestina Livre.

Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular

A sociedade civil está sendo convocada para se juntar ao ato, que acontecerá em frente ao Palácio do Planalto. A ideia é pressionar o governo brasileiro para que haja uma intervenção que ajude a libertar os ativistas e fazer com que a ajuda chegue até Gaza. 

Na manhã desta segunda (9/6), o Ministério das Relações Exteriores do Brasil soltou uma nota à imprensa informando que o governo brasileiro acompanha com atenção a interceptação.

"Ao recordar o princípio da liberdade de navegação em águas internacionais, o Brasil insta o governo israelense a libertar os tripulantes detidos", disse a nota. "Sublinha, ademais, a necessidade de que Israel remova imediatamente todas as restrições à entrada de ajuda humanitária em território palestino, de acordo com suas obrigações como potência ocupante. As embaixadas na região estão sob alerta para, caso necessário, prestar a assistência consular cabível, em consonância com a Convenção de Viena sobre Relações Consulares", concluiu o informativo.

 

Mais Lidas

Ed Alves/CB/DA Press - Família de Thiago Ávila se mobiliza por notícias do ativista, que estava em um barco interceptado pelo governo de Israel
Instagram - Thiago Ávila e a Greta Thunberg conversam no convés do veleiro