7 de Setembro

Veja o que será permitido e proibido levar no desfile de 7 de Setembro

Alguns itens serão proibidos no Desfile da Independência para garantir a segurança de quem estará na Esplanada dos Ministérios

Os preparativos para o desfile cívico-militar em comemoração ao Dia da Independência do Brasil estão na reta final. O evento que tradicionalmente acontece na Esplanada dos Ministérios tem previsão para começar às 9h do próximo domingo (7/09). O acesso gratuito da população às arquibancadas se inicia a partir das 6h30.

Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular?

Proibido

Latas, copos, coolers e isopores não são permitidos. Além disso, itens de pirotecnia como fogos de artifícios e similares devem ser barrados na entrada. Prezando pela segurança de todos, explosivos, armas em geral e apontadores a laser ou similares também não podem ser levados ou portados pelos populares. Com exceção de cães guia, não será permitida a entrada de animais.

Permitidos

Lanches, como, biscoitos, frutas e outros alimentos são permitidos, além de água, suco e outras bebidas — desde que não estejam em garrafas de vidro —. Itens como máscaras hospitalares, bonés e chapéus também podem ser utilizados. Protetores são permitidos, desde que não seja em spray ou aerossóis. 

Veja a lista completa de itens proibidos

  • Fogos de artifício e similares
  • Capacetes motociclístico
  • Armas de fogo em geral
  • Latas, copos, garrafas, coolers e isopor
  • Apontador a laser ou similares
  • Artefatos explosivos
  • Sprays e aerossóis
  • Animais em geral, com exceção de cães guia
  • Bolsas e mochilas com mais de 100 cm na soma das dimensões dos três lados, ou sejam, altura, largura e profundidade
  • Máscaras de qualquer tipo e tamanho, exceto as de proteção facial
  • Mastros confeccionados com qualquer tipo de material para sustentar, ou não, bandeiras e cartazes
  • Malas, pastas, caixas e similares
  • Churrasqueira de qualquer tamanho
  • Barraca e similares de qualquer tamanho ou tipo
  • Drones não-autorizados
  • Quaisquer outros itens que possam comprometer a segurança
  • Fogões e similares que utilizem gás e/ou eletricidade
  • Garrafas de vidro e latas
  • Armas de brinquedo, réplicas, simulacros e quaisquer itens que possuam aparência de arma de fogo
  • Drogas ilícitas, conforme a legislação brasileira
  • Substâncias inflamáveis de qualquer tamanho ou tipo
  • Objetos, instrumentos ou equipamentos que possam causar danos ao patrimônio público ou privado, ou representar risco à integridade física das pessoas, tais como: bastões, tacos, porretes e similares, ferramentas ou utensílios perfurantes ou cortantes, correntes, cabos de aço ou cordas grossas
  • Armas brancas ou qualquer objeto que possa causar ferimentos, mesmo que representem utensílios de trabalho ou cultural (tesouras, martelos, flechas, tacos, tacape, brocas)
  • Quaisquer outros itens a serem divulgados, com antecedência mínima de 24h da Operação, pela PMDF e/ou SSP e/ou GDF

 

 

Reprodução: Secretaria de Comunicação Social - Reprodução: Secretaria de Comunicação Social

No local do desfile haverá locais para hidratação, além de banheiros químicos. O metrô vai operar desde as 5h30. O transporte público no domingo será gratuito. 

Para a comemoração da data, projeções especiais estão sendo realizadas em alguns prédios de Brasília, desde o início desta semana. As imagens — que representam o povo brasileiro e o orgulho do Brasil ser um país soberano — serão projetadas até domingo (7/9) nas fachadas do Congresso Nacional e do Museu da República.

Este ano,a programação está um pouco diferente, sendo pautado por três eixos temáticos: Brasil dos Brasileiros, COP30 e Novo PAC, e Brasil do Futuro. O evento contará com a tradicional programação das tropas das Forças Armadas (Marinha, Exército e Forças Aéreas) e da apresentação da Esquadrilha da Fumaça.

Atalizada em 5/9

 

Mais Lidas