Era 5h quando o despertador tocou na casa da funcionária pública Maria das Graças Duarte, 64 anos. Moradora de Taguatinga, ela se apressou em se arrumar e, às 5h40, seguiu para a casa da irmã Ivanete Alves, 58, que vive na mesma região. Tomaram o café da manhã e seguiram rumo à Esplanada dos Ministérios, para não perderem nenhum detalhe do desfile de 7 de Setembro que começa às 9h.
As duas chegaram ao evento por volta das 6h30, acompanhadas da estagiária Maria das Graças, e da sobrinha Rafaela Silva, 22. O objetivo de sair de casa tão cedo, era garantir um lugar privilegiado na arquibancada para assistir ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O tema do desfile deste ano é Soberania Nacional.
Frequentadora assídua do 7 de Setembro, Maria das Graças conta que não abre mão de celebrar a independência do país. Este ano as três foram de carro e relataram não ter enfrentado dificuldades no acesso ou para estacionar no local.
Segurança reforçada
O acesso do público às arquibancadas é gratuito e foi liberado a partir das 6h30. Para garantir a segurança dos participantes, a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), o Exército Brasileiro, brigadistas e o Corpo de Bombeiros, circulam pelo evento.
A entrada do público está sendo feita mediante revista pessoal e inspeção de bolsas, além do detector de metais, de forma a impedir a entrada de materiais proibidos.
Entre os itens vetados estão armas de fogo e brancas, fogos de artifício, capacetes, garrafas de vidro, latas, sprays e aerossóis, drones não autorizados, mochilas grandes e quaisquer objetos que possam representar risco à integridade das pessoas ou ao patrimônio.
Lista completa de objetos proibidos
- Fogos de artifício e similares
- Capacetes motociclístico
- Armas de fogo em geral
- Latas, copos, garrafas, coolers e isopor
- Apontador a laser ou similares
- Artefatos explosivos
- Sprays e aerossóis
- Animais em geral, com exceção de cães guia
- Bolsas e mochilas com mais de 100 cm na soma das dimensões dos três lados, ou sejam, altura, largura e profundidade
- Máscaras de qualquer tipo e tamanho, exceto as de proteção facial
- Mastros confeccionados com qualquer tipo de material para sustentar, ou não, bandeiras e cartazes
- Malas, pastas, caixas e similares
- Churrasqueira de qualquer tamanho
- Barraca e similares de qualquer tamanho ou tipo
- Drones não-autorizados
- Quaisquer outros itens que possam comprometer a segurança
- Fogões e similares que utilizem gás e/ou eletricidade
- Garrafas de vidro e latas
- Armas de brinquedo, réplicas, simulacros e quaisquer itens que possuam aparência de arma de fogo
- Drogas ilícitas, conforme a legislação brasileira
- Substâncias inflamáveis de qualquer tamanho ou tipo
- Objetos, instrumentos ou equipamentos que possam causar danos ao patrimônio público ou privado, ou representar risco à integridade física das pessoas, tais como: bastões, tacos, porretes e similares, ferramentas ou utensílios perfurantes ou cortantes, correntes, cabos de aço ou cordas grossas
- Armas brancas ou qualquer objeto que possa causar ferimentos, mesmo que representem utensílios de trabalho ou cultural (tesouras, martelos, flechas, tacos, tacape, brocas)
