O Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF) colocou em operação, nesta semana, oito novos equipamentos de fiscalização de velocidade na Via Estrutural. A medida integra o contrato de modernização e ampliação do sistema eletrônico de controle de tráfego, que prevê, ao todo, 15 radares na região.
A instalação ocorre após a reforma da via, que recebeu pavimentação em concreto. Com a obra, os antigos pardais foram retirados e substituídos por um modelo mais moderno de pórticos com câmeras, que não exigem mudanças na pista para medição de velocidade.
- Leia também: Eduardo Bolsonaro: "anistia ampla, geral e irrestrita não está sob negociação", diz
- Leia também:Ministério Público denuncia 50 integrantes de quadrilha por tráfico e lavagem de dinheiro
De acordo com o DER-DF, os radares só entram em funcionamento após passarem por aferição do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). O órgão destaca que, embora a velocidade máxima permitida na Estrutural seja de 80 km/h, muitos motoristas ultrapassam esse limite, o que aumenta o risco de acidentes e torna a fiscalização fundamental.
Os pontos de instalação foram definidos a partir de estudos técnicos de engenharia de tráfego e do histórico de ocorrências graves na via, que liga o Plano Piloto a várias regiões administrativas. O investimento mensal é de R$ 1,84 milhão por mês para a colocação dos radares, manutenção, operação e monitoramento de todo o sistema. Segundo o DER-DF, a expectativa é que os novos equipamentos ampliem a segurança de milhares de motoristas que trafegam diariamente pela Estrutural.
Saiba Mais
-
Cidades DF Vacinação antirrábica chega a 25 pontos do DF neste sábado (20/9)
-
Mundo Por que Trump quer cobrar R$ 530 mil para vistos dos EUA a trabalhadores qualificados
-
Cidades DF Ministério Público denuncia 50 integrantes de quadrilha por tráfico e lavagem de dinheiro
-
Cidades DF Corgis celebram Rainha Elizabeth II na Embaixada do Reino Unido
