Uma sessão solene na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) celebrou os 47 anos do Parque da Cidade Sara Kubitschek, na manhã desta sexta-feira (10/9). Com a presença de autoridades do Governo do Distrito Federal (GDF), funcionários atuantes no parque e da população em geral, o evento destacou a importância do espaço para a capital.
Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular
Durante a comemoração, o secretário de Esporte e Lazer do Distrito Federal, Renato Junqueira, destacou o papel do parque como um espaço democrático e essencial para o lazer, o esporte e a cultura dos brasilienses. “O Parque da Cidade pulsa esporte, cultura, lazer e inclusão. É um local que representa todos nós”, afirmou.
Junqueira também apresentou avanços e projetos em andamento no parque, como o novo cercamento, a reforma dos banheiros e a modernização da iluminação. “Estamos enfrentando desafios antigos, mas não vamos descansar até resolver. Queremos os banheiros iluminados e o parque cada vez mais seguro e acolhedor”, ressaltou.
O secretário anunciou ainda a revitalização da tradicional piscina de ondas, desativada há mais de 20 anos, que dará lugar a um complexo aquático com investimento de cerca de R$ 18 milhões, e a construção de uma pista de skate de nível internacional, em parceria com o STU (Skate Total Urbe). “A primeira etapa da piscina será entregue no início do próximo ano. E a pista de skate, que será palco de competições transmitidas ao vivo, ficará como legado para os brasilienses”, destacou.
O administrador do Parque, Todi Moreno, destacou os avanços recentes na gestão e agradeceu aos parceiros e servidores pelo trabalho contínuo de manutenção. “Hoje celebramos 47 anos de história deste que é um dos maiores parques urbanos do mundo, palco de momentos marcantes na vida dos brasilienses, no esporte, na cultura e no lazer”, afirmou.
Segundo ele, o parque tem passado por um processo de transformação, com melhorias na iluminação, cercamento e reformas dos banheiros. “O Parque da Cidade nunca esteve tão bem cuidado, mapeado e planejado como está agora”, disse.
Todi também ressaltou o papel das equipes envolvidas na administração e reconheceu a dedicação dos trabalhadores responsáveis pela limpeza e manutenção do local. “Muitas vezes as pessoas reclamam do parque sujo, mas esquecem que há uma equipe que acorda às cinco da manhã para deixá-lo limpo. Por isso, lançamos a campanha Lixo no Lixo”, explicou.
O administrador lembrou ainda a importância de preservar o legado urbanístico e ambiental deixado por Oscar Niemeyer, Lúcio Costa e Burle Marx. “Devemos cuidar com responsabilidade desse espaço de convivência, cultura e sustentabilidade. O Parque da Cidade é o coração de Brasília e reflete o amor e o empenho de todos que o frequentam e ajudam a mantê-lo vivo”, concluiu.
