A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) recebe, entre os dias 12 e 19 de novembro, a 3ª edição da Semana Distrital do Hip Hop. O evento traz o tema para o debate público com uma programação gratuita de oficinas com estudantes, debates sobre direitos, educação antirracista e políticas culturais, rodas de conversa, feira cultural, exposições e sessões solenes em homenagem a referências históricas do hip hop do DF.
Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular
Na ocasião, também será lançado o Mapa das Desigualdades 2025, um projeto que analisa indicadores socioeconômicos para mostrar as desigualdades entre diferentes regiões. Instituída pela Lei nº 7.274, de autoria do deputado distrital Max Maciel (Psol), o evento integra o calendário oficial da CLDF, fortalecendo a cultura periférica e dando voz à juventude que movimenta e transforma a cidade.
“Mais uma vez, a CLDF abre as portas para receber a cultura hip hop e ficamos muito felizes em ser parte disso. Esta semana, com programações incríveis, fortalece quem faz cultura nas quebradas e abre espaço para o diálogo sobre educação, território, direitos e políticas públicas. Quando o poder público escuta o movimento, a gente avança em cidadania, participação social e inclusão, e nosso trabalho aqui é tornar isso cada vez mais possível”, destaca o deputado Max Maciel.
A abertura será no dia 12 de novembro, com a inauguração da exposição Vestígios do Invisível no foyer do Plenário, e segue com programação diversa ao longo da semana, incluindo o Dia das Mulheres no Hip Hop e homenagens a nomes essenciais da cena brasiliense, como Câmbio Negro e Vera Verônika.
Exposição
A abertura da Semana contará com a inauguração da exposição “Vestígios do Invisível”, do artista Makina de Rabisko, no foyer do plenário. Em cartaz de 12 a 28 de novembro, a mostra reúne obras das séries Portais e Clarões do Invisível, além de trabalhos inéditos, em uma proposta que conecta espiritualidade, memória e imaginação coletiva, convidando o público a sentir e refletir sobre caminhos já percorridos e futuros possíveis.
A mostra reúne obras das séries anteriores Portais (2024) e Clarões do Invisível (2025), além de trabalhos inéditos, marcando um novo momento na trajetória do artista, sintetizando caminhos já percorridos e anunciando um aprofundamento de sua pesquisa estética e espiritual.
Conforme a produtora cultural da Exposição, Naiana Nati, "Vestígios do Invisível funciona como síntese e expansão: retoma os portais já abertos e os clarões já acesos, mas inaugura também um novo tempo, em que Makina de Rabisko aprofunda sua pesquisa estética e espiritual. Entre rastros e revelações, encontramos pistas de futuros possíveis, um convite a imaginar e cocriar mundos em que gratidão, equilíbrio e coletividade sejam valores fundadores."
Programação completa
Quarta-feira (12/11)
16h – Inauguração da exposição Vestígios do Invisível e abertura da III Semana Distrital do Hip Hop (Foyer do Plenário)
19h – Evento externo na Casa do Hip Hop Ceilândia
Quinta-feira (13/11)
14h – Oficinas de Hip Hop com escolas públicas
18h – Mesa “Hip Hop e a Luta por Direitos”
19h30 – Mesa “Hip Hop e a Lei 10.639 em Movimento”
Sexta-feira (14/11)
14h – Oficinas de Hip Hop com escolas públicas
19h – Sessão Solene em Homenagem aos 35 anos do Câmbio Negro e entrega de Título de Cidadão Benemérito de Brasília ao rapper X
Segunda-feira (17)
– Dia Temático: Mulheres no Hip Hop
14h – Oficinas de Hip Hop com escolas públicas
19h – Roda de Conversa “Elas Fazem a História - Hip Hop DF/Entorno”
Terça-feira (18/11)
14h – Oficinas de Hip Hop com escolas públicas
19h – Audiência Pública sobre o Lançamento da Publicação Mapa das Desigualdades 2025
Quarta-feira (19/11)
19h – Sessão Solene de Encerramento e entrega de Título de Cidadão Benemérito a rapper Vera Veronika
Todos os dias:
- Feira
- Exposição "Vestígios do Invisível" - Foyer do Plenário
- Exposição "Do Despejo ao Discurso" - Foyer do Hall de Entrada
- Exposição "Elas Fazem a História - Hip Hop DF/Entorno" - Galeria do Espelho d'Água
